No Dia Mundial do Diabetes, lembrado nesta terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará uma série de atividades no Bairro dos Bancários e na Lagoa do Parque Solon de Lucena. Uma caminhada deve ocorrer a partir das 5h30 da manhã na Praça da Paz, e no mesmo dia, a partir das 6h30, uma equipe estará verificando pressão arterial, realizando teste de glicemia e dando orientações sobre atividades físicas e alimentação saudável, na Lagoa. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), durante toda a semana, o tema será trabalhado com a comunidade dos bairros da cidade.
A coordenadora da Seção de Hipertensão e Diabetes da SMS, Gitana Ivanoska de Assis Chaves, acrescenta ainda que na quarta-feira (15) haverá outra caminhada, com concentração no Busto de Tamandaré, a partir das 7h. Este ano, as atividades relacionadas ao diabetes têm como tema Cuidados para todos, em que os serviços de saúde devem procurar dar informações sobre o assunto, bem como diagnosticar casos e orientar quanto ao controle da doença, especialmente com as atividades físicas e uma alimentação saudável.
A doença – O diabetes é uma enfermidade que provoca o aumento do nível de açúcar no sangue. Todas as pessoas, ao ingerirem grande parte dos alimentos, quebram as partículas dos alimentos em glicose, que são usadas como fontes de energia. Para facilitar esse transporte, o corpo produz uma substância chamada insulina. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não faz o suficiente, ou ainda a insulina produzida não funciona adequadamente. Daí o aumento da quantidade de glicose no sangue. Existem dois tipos de diabetes:
Diabetes do Tipo I (diabetes mellitus), quando a falta de insulina ou sua produção insuficiente pelo corpo obriga a pessoa a aplicar insulina. Ocorre com mais freqüência em jovens.
Diabetes do Tipo II (não insulinodependente). É o caso de pessoas que produzem insulina, que não funciona de forma adequada. Atinge mais os adultos, pessoas com antecedentes familiares de diabetes ou com excesso de peso. Alimentação adequada, exercícios físicos, controle de peso e, em alguns casos, medicamentos, sejam comprimidos ou insulina, ajudam no controle desse tipo de diabetes.
Secom-JP