
Curral de Cima lança licitação para comprar 5 toneladas de peixe para a semana santa
Mais uma cidade divulgou um edital de licitação para comprar peixe para a Semana Santa. Curral de Cima vai comprar 5 toneladas do alimento para distribuir para famílias reconhecidamente carentes do município de Curral de Cima. A cidade tem 5.227 habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O fornecimento será executado de acordo com as especificações definidas no correspondente Termo de Referência. O edital não possibilitará a participação das pessoas físicas, nem de pessoas jurídicas reunidas em consórcio ou sociedades cooperativas.
Consumo de peixe
Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência. O alimento é uma alternativa permitida pois é considerado um alimento mais simples e humilde do que a carne vermelha, além de ser mais abundante em algumas regiões.

A tradição, ainda seguida por muitos católicos, teve origem no século XI, quando o Papa Urbano II a determinou como prática de penitência. O alimento, símbolo profundo na tradição cristã, tornou-se assim, uma opção para o consumo de carne na Semana Santa.