Contaminação

CRM-PB diz que quase 20% dos infectados com Covid-19 na Paraíba são profissionais da saúde e médicos denunciam falta de EPIs

Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e mostram que 19,85% dos acometidos pela Covid-19 são médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem, dentre outros.

CRM-PB diz que quase 20% dos infectados com Covid-19 na Paraíba são profissionais da saúde e médicos denunciam falta de EPIs

As principais queixas são em relação à falta de EPIs (máscaras, luvas, gorro, óculos ou protetor facial, avental), falta de insumos, exames, material para higienização e de recursos humanos.​ — Foto:reprodução

Dos 136 infectados pelo coronavírus na Paraíba, até esta terça-feira (14), 27 são profissionais da saúde. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e mostram que 19,85% dos acometidos pela Covid-19 são médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem, dentre outros. A SES não possui, no entanto, estatísticas quanto aos óbitos. Dos 16 confirmados, um deles é uma médica, que faleceu nesta segunda-feira (13).

Na Paraíba, o CRM já recebeu denúncias de médicos de hospitais de João Pessoa, de PSFs de Itaporanga, Patos e Campina Grande, além de UPAs de Bayeux e Guarabira. As principais queixas são em relação à falta de EPIs (máscaras, luvas, gorro, óculos ou protetor facial, avental), falta de insumos, exames, material para higienização e de recursos humanos.

Para o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano, um dos médicos infectados pela Covid-19, dentre as 52 pessoas recuperadas no estado, “os profissionais de saúde estão na linha de frente e precisam de todo o suporte das unidades de saúde para atenderem bem os pacientes e não serem contaminados. Quanto mais médicos infectados, menos profissionais teremos para enfrentar essa batalha.” 

A entidade tem visitado hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Estado para verificar a quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), respiradores, leitos e profissionais de saúde, como está sendo feito o fluxo de pacientes e alertando aos médicos sobre a necessidade de notificação de todos os casos de síndrome respiratória, mesmo as leves e moderadas.

Os médicos podem fazer denúncias, através de um canal criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela internet. Os médicos podem informar falhas na infraestrutura de trabalho aos conselhos de medicina de todo o país. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Mataraca contrata show da banda Grafith por R$ 180 mil para festa de Réveillon

2

Paraíba

Em solenidade de posse, Vital do Rêgo se compromete a trazer o cidadão para o centro das decisões

3

Paraíba

Setai Grupo GP inaugura Casa Modelo do Setai Houses Resort, em Cabedelo

4

Paraíba

Vital do Rêgo Filho tem posse prestigiada na presidência do TCU e recebe homenagens

5

Paraíba

Mais votado para reitor da UFCG, Camilo Farias afirma que é preciso trabalhar por uma gestão “mais transparente” e aguarda nomeação de Lula