Covid-19

Crianças imunizadas indevidamente em Lucena serão avaliadas e revacinadas no período de 30 dias, diz secretário de Saúde da Paraíba

Pelo menos 60 crianças tomaram a vacina de adulto em uma unidade básica de saúde de Lucena.

Crianças imunizadas indevidamente em Lucena serão avaliadas e revacinadas no período de 30 dias, diz secretário de Saúde da Paraíba

Crianças serão novamente vacinadas contra Covid-19 em Lucena. — Foto:Reprodução - Ilustrativa

Pelo menos 60 crianças acima de 4 anos de idade, que foram imunizadas contra Covid-19 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, serão avaliadas e revacinadas corretamente. Ao ClickPB, neste domingo (16), o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, informou que a pasta acompanha o caso e o quadro das crianças. 

“Elas [as crianças] serão avaliadas e revacinadas num espaço de 30 dias”, comentou, destacando que algumas das crianças já foram imunizadas há mais de um mês, ou seja, em dezembro. “Os eventos adversos foram leves. Apenas uma apresentou vômito e dor no local da vacinação e febrícula. Felizmente estão evoluindo bem”, frisou, em conversa com o ClickPB. 

O portal ClickPB trouxe a denúncia na última sexta-feira (14). Crianças de uma comunidade na zona rural de Lucena haviam sido vacinadas contra Covid-19 com doses que seriam para adultos, antes mesmo da chegada da vacina pediátrica, que só desembarcou em solo paraibano no dia 14 deste mês. No entanto, pelas informações já obtidas pelo secretário de Saúde algumas crianças já haviam sido imunizadas há mais de um mês. 

Além disso, as vacinas aplicadas nas crianças também estavam com o lote vencido. Os responsáveis pela imunização já foram intimados a prestar esclarecimentos. O caso foi parar no Ministério Público Federal (MPF) intimou também o secretário de Saúde de Lucena, Antônio Paulo, para prestar depoimento na próxima terça-feira (18).

A Prefeitura de Lucena confirmou, por meio de nota a imprensa, que aplicou doses da vacina de Covid-19 para adultos em crianças, lamentou o “erro” e disse que crianças estão sendo monitoradas. De acordo com a prefeitura, a falha foi executada por uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas de combate à Covid-19 em algumas crianças de um posto de saúde da Zona Rural do município.

Vacinas pediátricas chegaram na sexta-feira (14)

As vacinas contra Covid-19 para crianças chegaram à sede da Secretaria de Estado da Saúde, na Capital, às 14h desta sexta-feira (14). A distribuição das 23.600 doses para os municípios, sendo 1.260 para crianças indígenas, será feita às 7h deste sábado (15), conforme apurou o ClickPB.  Para crianças de 5 a 11 anos, o município de Lucena deverá receber 1.482 doses. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Alexandre Jubert diz que João Pessoa é a “bola da vez” do Brasil e detalha Polo Turístico Cabo Branco

2

Paraíba

João Pessoa terá 4,2 mil novas moradias nas Três Lagoas, em prédios do Ipase e Proserv e outros locais, detalha secretária

3

Paraíba

EXCLUSIVO: Sudema cancela licença de prédio em João Pessoa com base na ‘Lei do Gabarito’ e aplica multa

4

Paraíba

André Penazzi, CEO do Setai Grupo GP, destaca papel do mercado imobiliário no crescimento do turismo da Paraíba em evento promovido pelo LIDE

5

Paraíba

Programação do Natal Iluminado 2024 é lançada em Campina Grande; atrações do Réveillon são divulgadas