Campina Grande, no agreste do estado, perderá uma das três agências dos Correios. Como apurou o ClickPB, a empresa anunciou o fechamento para o mês de fevereiro. A unidade que terá os serviços encerrados é chamada de Central de Entrega de Mercadoria (CEM) e fica responsável pela logística de grande escala de produtos. As demais agências em frente a UFCG e a agência Centro, na Praça da Bandeira permanecerão em funcionamento.
Em todo o pais são 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). A decisão de fechamento dessa unidade em Campina Grande ocorreu após um estudo interno identificar uma economia de R$ 8 milhões.
Na Paraíba, atualmente a empresa possui 1.062 trabalhadores entre funcionários do administrativo, operacional e comercial. Em todo o país, a estatal têm 84.700 funcionários. A decisão também pretende reduzir o tamanho de outras 19 das 49 que continuarão ativas.
O Portal ClickPB, entrou em contato com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba, Empreiteiras e Similares (SINTECT-PB), Tony Sérgio que lamentou a nova reestruturação. “Somos totalmente contrários, pois sabemos que se trata de um erro estratégico. Isso é muito ruim para a empresa, já que a ideia é captar novos clientes. Haverá uma transferência e ainda mais sobrecarga aos funcionários. Somos uma empresa pública que cumpre todas as leis trabalhistas, já a concorrência não, que é desregulamentada e explora trabalhadores ao risco de adoecimento e outras situações irregulares do setor de logística”, disse ao ClickPB.
Ainda segundo o sindicalista, a unidade que será desativada em Campina Grande, atende a empresas de grande porte, pois acompanha grandes quantidades de postagem. Ela tem uma agilidade maior e coleta. Uma pessoa tem uma loja, por exemplo, e vende para o pais todo com a logística dos Correios da CEM”, explicou ao ClickPB.
Em 2020, a Paraíba perdeu outras duas agências: Monteiro da Franca, em João Pessoa e agência Estação Velha. Em contrapartida naquele ano foram abertas duas agências CEM.