O Convento São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como ‘Conventinho’, no bairro do Varadouro, foi reinaugurado na tarde da sexta-feira (20). Através de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o local passou por uma revitalização.
Conforme observou o ClickPB, foram investidos R$ 6,3 milhões e no Conventinho irá funcionar uma Escola de Artes, uma Biblioteca Municipal, e outros equipamentos, como espaços para apresentações, exposições e de convivência com praças e pátios internos, anfiteatro, auditório e galerias de arte.
“A revitalização desse prédio foi pensada para ele ser um equipamento que vai contribuir muito e vai marcar o novo Centro Histórico de João Pessoa”, destacou o prefeito Cícero Lucena.
A inauguração contou com a participação do cônsul geral da França para o Nordeste, Serge Gas; do vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; do bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, Dom Alcivan Tadeus; dentre outras autoridades.
Sobre o Conventinho
O Convento São Frei Pedro Gonçalves foi construído no século XX e serviu de residência para os padres franciscanos e também foi o Colégio Seráfico da Nóbrega. A partir de 1999, passou a ser administrado pela Arquidiocese da Paraíba.
O trabalho de recuperação do Conventinho foi iniciada em 2008 com recurso da Prefeitura, mas a obra foi parada em 2019 sem ter sido concluída. As obras foram retomadas em 2021.