Os conselhos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) votaram nesta quinta-feira (10) nos nomes que irão compro a lista tríplice para a escolha de um novo reitor ou reitora para a instituição.
A candidata chapa formada por Terezinha Domiciano (reitora) e Mônica Nóbrega (vice) teve 47 votos, enquanto a chapa formada pelo candidato Isac Medeiros (reitor) e Regina Celi (vice) teve 45 votos. Já a chapa formada por Valdiney Gouveia (reitor) e Liana Albuquerque não teve nenhum voto.
Foram 92 votantes dos dois conselhos, o Conselho Universitário (Consuni) e o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Apenas um conselheiro faltou à sessão.
A lista tríplice será enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para que um dos nomes seja escolhido e nomeado por ele. O mandato da atual reitora da UFPB, Margareth Diniz, se encerra em novembro.
Polêmica
A consulta à comunidade acadêmica para a reitoria da UFPB foi realizada de forma virtual pela primeira vez este ano, devido à pandemia de covid-19, e foi cercada de polêmicas.
Houve denúncia de fraude durante o processo eleitoral, mas após relatório técnico os conselhos se convenceram de que as eleições ocorreram dentro da normalidade e homologaram o resultado que consagrou a candidata Terezinha Domiciano como vencedora.
LEIA MAIS:
- Conselho da UFPB descarta fraude e homologa resultado da eleição para reitoria
- Votação para escolha de reitor da UFPB é suspensa após suspeita de fraude no número de votos
- Chapa vencedora de consulta para reitor da UFPB coloca em dúvida posicionamento de presidente da Comissão e diz que o processo não pode ser suspenso
- Procuradoria da UFPB emite parecer por anulação de eleição para reitor
- Comissão eleitoral da UFPB se reúne para avaliar nulidade da votação para o cargo de reitor da instituição