CONAMP

Congresso reúne membros do Ministério Público do Brasil em João Pessoa para discutir combate ao crime e tecnologias na investigação

"O tema central do congresso é o combate à criminalidade, novas tecnologias e desenvolvimento regional sustentável", explicou Leonardo Quintans, presidente da APMP.

leonardo quintans, presidente CONAMP, MPPB

Leonardo Quintans (à esquerda), presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) e diretor Nordeste da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público); e (à direita) o promotor Carlos Davi Lopes (APMP)

O 7º Congresso CONAMP Nordeste vai reunir membros do Ministério Público de todo o Brasil em João Pessoa para discutir combate ao crime, novas tecnologias na investigação e desenvolvimento regional sustentável. Leonardo Quintans, presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) e diretor Nordeste da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), falou ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (25), sobre o evento que acontecerá de 4 a 6 de dezembro, no Centro de Convenções de João Pessoa e já conta com mais de 460 inscrições.

“Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, na próxima semana, nós vamos reunir aqui aproximadamente 600 colegas do Nordeste e de todo o Brasil para discutir temas importantes para a nossa região e para todo o Ministério Público brasileiro. O tema central do congresso é o combate à criminalidade, novas tecnologias e desenvolvimento regional sustentável”, explicou Leonardo Quintans ao Arapuan Verdade, como verificou o ClickPB.

O presidente da APMP considera que esses “são temas muito caros para o Ministério Público, o combate à criminalidade e como nós vamos usar as tecnologias para aprimorar a nossa atuação. Tudo isso aliado ao desenvolvimento regional, que é uma pauta sempre importante para o Nordeste, para a Paraíba e para João Pessoa.”

Leonardo Quintans explica o porquê de trazer o evento para João Pessoa.

“Fizemos questão de trazer esse evento para João Pessoa justamente porque João Pessoa tem despontado como uma capital em um estado de desenvolvimento destacado no Nordeste e trazer, justamente, para cá esse olhar todo do Ministério Público, todo esse público, trazer os ‘estados-irmãos’ do Nordeste, mas também todo o Brasil. Porque nós vamos reunir aqui as lideranças nacionais do Ministério Público, por exemplo, os procuradores-gerais de Justiça estarão todos aqui em João Pessoa para realizar sua reunião ordinária de trabalho em meio ao nosso congresso. E todos os colegiados que se reúnem ordinariamente em Brasília estarão, nesta semana, na reunião de trabalho de dezembro, aqui em João Pessoa para, em meio a esse congresso, também realizarem seus trabalhos e discutirem esses temas que nós estamos trazendo”, disse ele.

“É um momento de aprendizado, mas também de reflexão, para analisar o que nós estamos fazendo, o que podemos fazer mais, trazer exemplos do Nordeste e do Brasil de atuação para que a gente possa refletir e melhorar e voltar para casa com a perspectiva melhor de trabalho”, acrescentou.

O presidente da associação do MP apontou como o Ministério Público da Paraíba se destaca no combate ao crime.

“Aqui na Paraíba somos um modelo, por meio da atuação do Gaeco, do Núcleo de Gestão do Conhecimento, é pioneiro e tem sido modelo, tanto que o nosso modelo de investigação tem sido importado para mais de 20 ‘Ministérios Públicos’, para o Ministério Público Federal e para todo o Brasil. A investigação deixou, já há tempo, de ser eminentemente testemunhal, eminentemente com a prova física, digamos assim, e passou muito a ser tecnológica. Todos nós sabemos que no mundo em que a gente vive, o rastro do que você faz ele fica realmente gravado digitalmente por onde você passa. E, a partir do trabalho desses dados, que o Ministério Público tem avançado no combate à criminalidade”, relatou, como acompanhou o ClickPB.

7º Congresso CONAMP Nordeste

O 7º Congresso CONAMP Nordeste vai reunir grandes nomes do Ministério Público e do judiciário brasileiro em sua programação, como o procurador-geral da República, Paulo Gonet e o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.

Entre os temas abordados no evento, estão a “Sustentabilidade dos Direitos Contemporâneos”, “Ministério Público e Desafios Climáticos”, “As Novas Tecnologias na Atuação do MP”, “Inovações, Inteligências e Ministério Público”, “Júri e Direito das Vítimas” e “Criminalidade Organizada”.

A cantora paraibana Elba Ramalho estará na programação cultural do evento.

Para se inscrever, basta acessar o site da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). No site da APMP também está disponível um link que direciona automaticamente para o formulário de inscrição: www.apmp.online.

 

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cícero e João assinam contrato para implantação do serviço de ônibus rápido em João Pessoa; projeto é orçado em mais de R$ 400 milhões

2

Paraíba

Lei garante ingressos mais acessíveis para pessoas com deficiência em eventos culturais na Paraíba

3

Paraíba

Governo da Paraíba paga 13º e abono natalino em dezembro; confira datas para pagamento de salários do fim de 2024

4

Paraíba

João Azevêdo diz que problema da suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba será resolvido ainda esta semana

5

Paraíba

Secretário de Turismo de João Pessoa celebra posição da capital como um dos destinos mais procurados do mundo em 2025: “Excelente notícia”