Em entrevista ao Portal ClickPB, o presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Fundac), Noaldo Meireles, revelou que o concurso da instituição exigirá nível médio e destinará vagas para três cidades da Paraíba. As 400 vagas para agente socioeducativo são destinadas para as cidades de João Pessoa, Sousa e Alagoa Grande.
Atualmente, o agente socioeducativo possui uma remuneração de R$ 1.500, mais gratificações e auxílio alimentação.
A previsão de quando o edital será divulgado deverá ser definida em uma reunião nesta sexta-feira (17). Segundo o gestor, o processo exige diversas etapas até a publicação. “Iremos fechar o projeto-base do concurso em uma reunião nesta sexta-feira. Após isso, a Fundac vai encaminhar para a Secretaria de Administração, onde ela, juntamente, com o governador, abrirá a contratação da empresa responsável por organizar o concurso. Nesse intervalo, a Secretaria da Administração vai oficializar com o governador a publicação do edital”, explicou.
Noaldo ainda destacou que o concurso é uma reivindicação antiga, “quando eu cheguei na Fundac, esse serviço era terceirizado e aí, desde de 2017, a gente fechou o projeto de elaborar o concurso. Mas com o processo de tramitação e as eleições, o concurso só pôde sair do papel agora”, ressaltou.
A instituição atende, atualmente, 494 jovens, mas já chegou a receber mais de 730 adolescentes. A diminuição de 236 se deve, segundo o gestor, aos investimentos em cursos profissionalizantes que, além de ressocializar os jovens, ainda os capacitam para o mercado de trabalho. Os cursos oferecidos são de panificação, eletricista, curso de produção de artesanato e de materiais de limpeza.