Paraíba

Comitê Estadual promove debate sobre Transposição do São Francisco

Evento acontece na próxima sexta-feira,24, no auditório da Asplan, na Capital

O Comitê Estadual de Defesa do projeto de Transposição do São Francisco promove um debate sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco, marcado para a próxima sexta-feira dia (24), a partir das 8h30, no auditório da Associação dos Plantadores de Cana do Estado da Paraíba (Asplan), situado na rua Rodrigues de Aguino, 267, Centro da Capital. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 400 pessoas dos mais variados segmentos da sociedade.

O objetivo do evento “é sensibilizar a sociedade para a integração, pois a mesma pretende assegurar o fornecimento de água ao semi-árido nordestino. Isso será feito com a revitalização do rio e a integração das bacias, o que produz inclusão social, justiça ambiental e agricultura sustentável”, explicou.

Na ocasião, o Comitê formará uma comissão encarregada de levar os encaminhamentos tirados do encontro ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, e também ao presidente Luís Inácio Lula da Silva(PT), em Brasília. Para tanto, as entidades solicitarão audiências com essas autoridades, bem como ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, a quem vão pedir “agilidade no parecer derrubando a liminar que cassou a licença prévia do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), para dar início às obras do projeto. A comissão vai solicitar também ao presidente da Câmara Federal, Aldo Rebello (PCdoB), a agilização da votação da emenda em plenário”, acrescentou Lopes.

Também estão apoiando o evento, a Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (FAEP), o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Paraíba (Crea-PB) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Programação – Às 8h30 do próximo dia 24, acontece a apresentação técnica do Projeto de Integração por um representante do Ministério da Integração Nacional. A partir das 10h, ocorre a palestra ‘Revitalização do Rio São Francisco e a Emenda Constitucional nº 524-A’, tendo como debatedores os deputados federais Marcondes Gadelha (PSB/PB), Fernando Ferro (PT/PE), Wilson Santiago (PMDB/PB), Inácio Arruda (PcdoB/CE), Carlos Dunga (PTB/PB), e ainda Erasmo Lucena, superintendente do Ibama na Paraíba, mais Paulo Laércio, presidente do Crea-PB.

Já às 11h30, vem o debate ‘Situação Hídrica do Estado da Paraíba’ e os expositores serão o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho(PSB); Rubens Germano da Costa, presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup); Francisco Buega Gadelha, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e Damião Feliciano, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Outras atividades – O Comitê também estará realizando a partir das 8h30 deste sábado (18), no bairro de Mangabeira, uma caminhada com os moradores da localidade. A concentração do evento será no giradouro da comunidade e os participantes vão se deslocar até o Mercado Público, recolhendo assinaturas da população e divulgando o debate. No domingo (25), a mesma ação se repetirá no bairro da Torre, também com concentração no Mercado Público de lá.

da redação com assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Operação cumpre mandados contra quadrilha de roubo de carros comandada por presidiários na Paraíba

2

Paraíba

Com 7 mil habitantes, município na Paraíba desembolsa R$ 490 mil com cachês de shows

3

Paraíba

Mulher é presa pela terceira vez por tráfico de drogas em João Pessoa    

4

Paraíba

Cidade na Paraíba com 4,6 mil habitantes compra mais de 70 mil ovos de galinha

5

Paraíba

“Rompe o modelo tradicional”, afirma Luiz Pereira sobre candidatura à lista sêxtupla para o Tribunal de Justiça da Paraíba