Meio Ambiente

Cometa que passará perto da Terra poderá ser visto da Paraíba no próximo dia 12 de outubro

O fenômeno poderá ser visto a olho nu na Paraíba.

Cometa que passará perto da Terra poderá ser visto da Paraíba no próximo dia 12 de outubro

Um dos cometas mais importantes a passar perto da Terra estará visível com maior nitidez neste mês de outubro. O apelido “Cometa do Século” foi dado ao C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) devido a magnitude do seu brilho que é comparável ao do cometa Hale-Bopp. Segundo o astrônomo Marcelo Zurita, em entrevista ao ClickPB, nesta quinta-feira (3), o fenômeno poderá ser visto a olho nu na Paraíba.

“A maior aproximação ocorrerá dia 12. Significa que em seu trajeto ao redor do Sol, no dia 12 é que ele passará mais próximo da Terra, quando estará a 70,672 milhões de km da Terra. Ainda é bem distante, mas será o melhor momento de observação dele”, disse o pesquisador.

De acordo com o pesquisador, para uma melhor visão do cometa é necessário o uso de binóculos ou telescópios para observá-lo, no entanto, a visibilidade também dependerá do céu limpo e com o tempo nublado a visibilidade pode ser imprevisível.

“Locais com horizonte oeste limpo serão os melhores locais para observar a partir do dia 10. Em João Pessoa tem o Hotel Globo, a Praia do Jacaré e outros locais com pouca iluminação que pode ajudar na visibilidade do cometa”, disse Marcelo ao ClickPB, reforçando que é essencial escolher um local longe da poluição luminosa.

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Eleições 2024: escolas e universidades que sediam locais de votação na Paraíba têm alterações nas aulas a partir de hoje

2

Paraíba

Prefeito de Esperança tem 10 dias para explicar ao TCE irregularidades em contratação de terapias para crianças com TEA

3

Paraíba

Dia de São Francisco é celebrado com bênção de animais em várias igrejas e capelas de João Pessoa; confira programação

4

Paraíba

UFPB sobe de posição e aparece entre as 100 melhores universidades da América Latina

5

Paraíba

TCE dá 20 dias para prefeito de Umbuzeiro explicar aumento de 200% nas contratações por excepcional interesse público