Jogos da Copa do Mundo nos períodos da tarde se transformam em oportunidade de negócios para empresas dos setores de alimentação e entretenimento. Afinal, estamos no País do futebol, e assistir aos jogos é quase um ritual. Nos centros urbanos, a maioria das lojas interrompe suas atividades nos horários dos jogos do Brasil, e todos correm para a frente de uma televisão.
Os estabelecimentos comerciais que permanecem abertos deixam, no mínimo, uma TV ligada para funcionários e clientes. Em alguns bares, telões e um bom chope gelado compõem o cenário. E os apaixonados pelo futebol, mas que não abrem mão da companhia dos amigos, não perdem nenhum lance.
Desta vez, os jogos acontecem no período da tarde (no fuso horário brasileiro), e proprietários de bares e restaurantes de João Pessoa preparam-se para atender a demanda.
Na Copa da Alemanha a seleção brasileira, do técnico Parreira, estréia no dia 13 de junho, uma terça-feira, às 16h, contra a Croácia. O segundo jogo é com a Austrália, um domingo, às 13 horas. Já o último jogo da primeira fase, acontece numa quinta-feira, às 16h, contra a seleção japonesa, treinada pelo ídolo brasileiro, o Zico.
Oportunidades de negócios – Na verdade, boa parte dos estabelecimentos ainda está se organizando, estudando a melhor forma de lidar com os jogos da Copa. Analisam a oportunidade, inclusive, de conciliar com os tradicionais festejos juninos. Para isso, pretendem misturar balões às bandeirinhas verde e amarelo. Uma excelente oportunidade de negócios. Principalmente para os setores de alimentação e entretenimento.
A Copa do Mundo de 2006 promete esquentar ainda mais o ritmo das atividades comerciais em um período que já é considerado quase ‘um segundo natal’, como classificam alguns lojistas da cidade. Aproveitar essas duas oportunidades, os jogos e o São João, para gerar mais negócios, é uma rotina para os empresários que atuam nos setores tradicionalmente ligados aos eventos, como lojas de artigos esportivos, gráficas, indústrias de brindes, agências de turismo e empresas de eventos. Mas os demais segmentos podem e devem utilizar essas duas datas para alavancar os negócios, dentro do seu próprio ramo de atividade.
Os preparativos – A São Paulo Alpargatas, uma das maiores indústrias presentes em nosso Estado, já tem tradição de se preparar para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Segundo Márcia Jocélia, supervisora de Recursos Humanos da empresa, o ideal é mesmo paralisar as atividades no horário dos jogos, porque seria impossível manter a produção. “Nesse momento, ficam todos com a cabeça nos jogos, o melhor mesmo é parar para ver a seleção brasileira”, explica.
A diretoria da Alpargatas pretende colocar um telão no restaurante, como faz tradicionalmente, e reunir todos os seus funcionários para torcerem juntos, com muita pipoca. Isso acontece na fábrica de João Pessoa, com 450 funcionários, e também em Santa Rita, onde trabalham 1.800 pessoas. Ainda segundo Jocélia, caso o Brasil ganhe o jogo, aí sim é certeza de aumento de produção, pois todos voltam eufóricos para os seus postos de trabalho, e com muito mais disposição.
As Lojas Maia têm 10 pontos de vendas na cidade, com cerca de 500 funcionários, incluindo a parte administrativa. E embora elas permaneçam abertas ao público durante os jogos, a intenção é reunir todos os funcionários em frente das televisões vendidas na própria loja, para torcerem juntos. Bandeirolas já decoram todas as lojas da rede, e uniformes especiais, nas cores da seleção, foram feitos especialmente para a ocasião. Serão realizados sorteios de camisas oficiais do Brasil durante os jogos, e o departamento de marketing informa que em relação às vendas, a expectativa é em torno da saída de TVs de plasma, as que têm sido mais procuradas pelos consumidores até agora.
A concentração nos shoppings da cidade – O Manaíra Shopping, um dos maiores centros comerciais da cidade, ainda não definiu quais as ações que serão realizadas durante o período dos jogos, mas o certo é que o Shopping permanecerá aberto ao público. Enquanto o Mag Shopping, segundo informa Ailton, um dos responsáveis pelas ações de marketing, já definiu sua programação.
Está lançando a campanha “Torcida Organizada”, que pretende reunir um público animado para assistir aos jogos em telões que serão instalados em sua Praça de Alimentação. As cerca de 40 lojas instaladas no local e os demais serviços, funcionarão normalmente. Para quem for torcer no Mag, a pedida é seguir com a seleção rumo ao hexa, com a promoção 5 x1, ou seja, a cada 5 chopes, um é grátis.
Já no Tambiá Shopping, localizado na região central da cidade, as lojas deverão fechar 10 minutos antes do início dos jogos, e reabrir 10 minutos depois do encerramento. Freqüentadores usuais e funcionários irão se reunir na praça de alimentação e torcer juntos. A decoração do local será toda em verde e amarelo, mas o ritmo será o de forró, aproveitando a deixa do período de festas juninas.
Um jeito diferente de vibrar pela seleção – Há cerca de duas semanas João Pessoa foi invadida por uma série de outdoors com a seguinte frase: ‘Traia no Andorra’. Depois do susto de alguns casais desavisados, a explicação da campanha promovida pelo motel, localizado no bairro do Bessa, uma idéia da agência Up Mídia. Segundo Renato, um dos responsáveis pela criação, a intenção foi desmistificar essa história de que“futebol é para se ver com os amigos”.
A proposta é convidar aos casais para assistirem aos jogos no motel, com todo o conforto. Seria uma espécie de revanche feminina, que ao assistirem o futebol em companhia do namorado, estariam virando o jogo. Uma proposta irreverente, que segundo a gerência da casa, já está funcionando, antes mesmo do início da Copa. Até o final do mês de junho, após um número de 5 freqüências, o brinde é uma permanência totalmente gratuita. Além do kit composto por camisetas, chaveiros e canetas, oferecidos especialmente nos horários dos jogos. Um espetáculo que irá custar em torno de R$ 31 ou R$ 54, a cada duas horas, o preço das suítes no local.
Lilla Ferreira
Comércio de João Pessoa prepara-se para assistir a Copa do Mundo em cl
Empresas montam esquema especial para agradar funcionários e não atrapalhar a produção
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