Engenheiros e Arquitetos de todo o País vão se reunir em João Pessoa a partir desta quarta-feira (15). Trata-se do 11º Encontro de Engenharia e Arquitetura (Engearq) – Cidade: patrimônio cultural, acessibilidade e desenvolvimento sustentável que volta a acontecer depois de um ano de intervalo. Na pauta das discussões estão: ocupação urbanística de Centro Histórico, reutilização de água de esgoto, Pavimento de concreto a Projeto residencial e comercial de Gás Natural passando por temas como Arquitetura Pública e Auditoria Ambiental, entre outros assuntos.
A abertura do evento será no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do campus I, às 19h30. Em seguida, às 20h haverá palestra com Juan Juan Villá Martinez (Espanha/Brasil) que também irá lançar o livro de sua autoria "Construções".
O evento acontece entre os dias 15 e 18 deste mês e é uma realização do Centro de Tecnologia em parceria com o Crea/PB, Sinduscon/JP e IAB/PB. Àqueles interessados em participar do Engearq ainda podem se inscrever. Basta que se dirijam a sede da reitoria da UFPB momentos antes da abertura do evento. O objetivo principal do encontro é promover o intercâmbio e a reciclagem profissional de engenheiros e arquitetos através da troca de experiências a partir das práticas que vêm sendo adotadas nas áreas de engenharia e arquitetura no Brasil e em países estrangeiros.
De acordo com Orlando Vilar, coordenador geral do evento, vinculado ao departamento de engenharia civil da UFPB, a necessidade de realizar um evento desse porte além de contribuir com o incremento do turismo local possibilita que os profissionais locais possam conhecer os projetos e as técnicas que vêem sendo utilizadas nas áreas de engenharia e arquitetura no mundo. E defende: "isto tudo porque a extrema complexidade da sociedade contemporânea e o intenso avanço científico e tecnológico exigem cada vez mais níveis de excelência profissional crescentes; fatos que implicam na necessidade constante de atualização de conhecimentos para que possam ser atendidos os padrões de qualidade dos serviços e dos produtos".
Segundo Orlando Villar, o Centro de Tecnologia da UFPB, com a realização contínua desse encontro que parte para sua décima-primeira versão, "atua no fortalecimento tecnológico do setor produtivo estabelecendo parcerias com órgãos públicos, empresas estatais, e com a iniciativa privada para o desenvolvimento de pesquisas, formação seguida de recursos humanos e para o desenvolvimento de ações de transferência de tecnologia".
Nesta versão do evento vão estar presentes na área de engenharia discutindo vários temas: Alencar dallAgnol (RS) – Auditoria Ambiental na Indústria; Silvio Burrantino Melhado (Poli-USP) – Coordenação de Projetos em Obras Imobiliárias; Yopanan Rebelo (SP) – A Concepção Estrutural e a Arquitetura em Madeira; Eduardo Barbosa de Moraes (ABCP) – Pavimentos de Concreto: vias de tráfego Intenso e Canalização; Paulo Álvaro Vanni (PBGás) – Projeto Residencial e Comercial de Gás Natural para o Município de João Pessoa, entre outros profissionais. As palestras serão realizadas no auditório da Reitoria da UFPB, das 8h às 20h.
Na área de arquitetura entre os palestrantes e os temas que vão ser discutidos estão: Mário Biselli (SP) – Arquitetura em Três Escalas; Demetre Anastassakis (RJ) – Arquitetura e Urbanismo como Instrumento de Inclusão Social. Haverá ainda a palestra Projeto Urbanístico Recife-Olinda da qual participaram a arquiteta Amélia Reynaldo além de João Roberto Peixe e Oswaldo Lima Neto, todos de Pernambuco; entre outros temas abordados por diversos profissionais.
Assessoria Centro de Tecnologia