Paraíba

Com novos atrativos, Sítio São João abre festividades

None

O Sítio São João, o principal atrativo do “Maior São João do Mundo”, abrirá a programação do grande evento cultural e turístico de Campina Grande no próximo dia 03, com um café da manhã, que será oferecido às 10 horas, à imprensa campinense e convidados.

Criado há nove anos, pela primeira vez o sítio não será instalado no complexo do Parque do Povo. Com o apoio do governo do estado, do Ministério da Cultura e da indústria São Braz, funcionará ao lado do Teatro Severino Cabral, numa área de mais de quatro mil quadrados, que possibilitou a ampliação daquele ambiente que retrata a vida do homem rural.

A montagem do sítio, iniciada há mais de duas semanas está em ritmo acelerado. Segundo João Dantas, idealizador e coordenador do equipamento, tudo estará pronto dentro do prazo previsto e a visitação terá início a partir do próximo final semana.

A previsão para este ano, conforme João Dantas é de que o Sítio supere todas as edições anteriores, já que houve um acréscimo nas opções, que deverão atrair um maior público, já a partir do próximo dia 03 de junho.

O importante espaço dedicado à memória e à história da cultura popular nordestina, o sítio possibilita aos milhares de visitantes relembrar ou conhecer o ambiente tipicamente rural, com a presença de forrozeiros, emboladores de coco, cordelistas, repentistas e rabequeiros, que complementarão o espetáculo.

A Sua Criação

O sítio foi criado em 1997, pelo Grupo das Voluntárias, tendo à frente a srª Glória Cunha Lima, apenas com uma pequena barraca. No ano seguinte, passou a ser coordenado por João Dantas, que acrescentou entre outros elementos a capela, a bodega e o depósito de mangaio.

A cada ano, mesmo com um espaço reduzido, outros elementos foram acrescentados, constituindo-se em novos atrativos. Este ano, com um maior espaço, além da casa de farinha, capelinha, depósito de mangaio, máquina de desfibrar agave estarão instalados no ambiente dois grandes engenhos originais, casa do artesão, casa do agricultor, a tipografia “Estrela da Poesia”, com obras do cordelista Manoel Monteiro e o forró da bolandeira, além de dois restaurantes oferecendo comidas e bebidas típicas e mais uma grande igreja.

Fonte: Banca de Jornalistas

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 3,49 bilhões em saneamento básico na Paraíba para 2025

2

Paraíba

Ministério Público pede retirada de tornozeleira eletrônica de Dinho Dowsley

3

Paraíba

Discussão termina com homem morto com golpes de facão na cabeça, em Rio Tinto

4

Paraíba

Bispo de Patos critica missas especiais para cura e libertação do padre Fabrício: “Não tem apoio do bispo espetáculos de fé”

5

Paraíba

TV Arapuan realiza hoje debate com candidatos a presidência da OAB-PB