Mais de dez aves marinhas já foram encontradas mortas em duas praias de Cabedelo no últimos dias. Ao caminhar pela orla de Cabedelo, neste domingo (28), o prefeito Vitor Hugo encontrou diversas espalhadas pela areia da praia e alertou a população sobre o risco de contaminação de gripe aviária.
O gestor disse que já acionou a secretaria de Meio Ambiente (Semapa) já está recolhendo os animais para “verificar se estão contaminadas com esse surto de gripe aviária com o que está sendo registrado no Brasil”, disse.
O prefeito também alertou que existe o risco de contaminação e pediu para que se evite o contato com as aves mortas. “Cuidado por que aves mortas estão sendo encontradas em nossa orla, pode ter correlação a Gripe Aviária!”, alertou o gestor.
O mesmo caso também foi registrado no litoral de Conde. De acordo como Secretário de Meio Ambiente de Conde, Walber Farias, a suspeita é de que as mortes estejam relacionadas a uma possível contaminação por gripe aviária. “Diante do aparecimento destas aves e a questão da infecção de gripe aviária, entramos em contato com o Ibama e demais órgãos responsáveis para que nos sejam repassados todos os protocolos necessários para situações como esta”, disse.
Saiba mais:
- Mortes de aves marinhas em praias do litoral paraibano são investigadas e secretário de Conde alerta: “evitar tocar e acionar Ibama”
- Em uma semana, sete aves marinhas são encontradas mortas em praias de Cabedelo e prefeitura alerta: “evitar o contato físico”
- Governo Federal decreta estado de emergência em todo o Brasil e Paraíba adota ações para conter gripe aviária
- Em uma semana, sete aves marinhas são encontradas mortas em praias de Cabedelo e prefeitura alerta: “evitar o contato físico”
- Ministérios articulam cooperação para combate à gripe aviária
- Instituto Butantan desenvolve vacina contra gripe aviária