Conjuntura política

Cientista político Flávio Lúcio analisa derrota da polarização PT e PL e comenta sobre João Azevêdo, Ricardo Coutinho, Cícero Lucena e Lula

O Professor e cientista político Flávio Lúcio Vieira da Universidade Federal da Paraíba conversou com o jornalista Clilson Júnior e fez uma leitura de diversos temas políticos da realidade, desde avaliação do pleito recém-encerrado de 2024, quanto as perspectivas para 2026.
Sobre as eleições 2024, Vieira ponderou que o modelo de campanha política mudou muito nos últimos anos, com o avanço das novas tecnologias na área da comunicação, entretanto o contato direto com o eleitor ainda se mostra um instrumento bastante eficaz, sobretudo em locais em que o acirramento político é mais forte.
Ele avaliou que PT e PL, bem como os demais partidos próximos a essas legendas, foram os grandes derrotados dessa eleição. “O que se verificou foi a derrota da polarização”. Ele lembra que a existência de nomes muito fortes, como o do Lula, ainda deve manter algum grau de polarização, mas com tendência à redução nos próximos pleitos.
Em João Pessoa, ele avaliou o mau desempenho do candidato do PT em João Pessoa, Luciano Cartaxo. Ele disse que a ligação de Cartaxo com Ricardo Coutinho, cujo nome esteve envolvido em polêmicas recentes, associada à rejeição natural pelo PT, se refletiu no insucesso nas urnas.
Em relação ao PL, nem as visitas das lideranças a João Pessoa diversas vezes conseguiram impulsionar a campanha de Marcelo Queiroga.
Já Cícero Lucena, apesar das dificuldades dos anos de sua gestão, conseguiu empreender um ritmo administrativo que lhe garantiu a vitória. Em relação ao governador João Azevedo, ele diz que tem dúvidas sobre as decisões políticas dele para o próximo ano, mas acredita que ele tem flexibilidade suficiente para decidir o melhor caminho.