Dia 14

Cidades da Paraíba já começam a se organizar para observação do eclipse solar em outubro; fenômeno poderá ser visto em todo o estado

De acordo com Marcelo Zurita, há 83 anos a Paraíba não via um fenômeno igual a este. O último foi observado nos anos de 1940.

Cidades da Paraíba já começam a se organizar para observação do eclipse solar em outubro; fenômeno poderá ser visto em todo o estado

Eclipse anular do sol será visto no dia 14 de outubro — Foto:Reprodução

O dia 14 de outubro será diferente para os estados do Norte e Nordeste do Brasil. A Paraíba, claro, está inclusa nesta lista. É o dia em que ocorrerá o eclipse anular do sol. O ClickPB conversou com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, e ele explicou que várias cidades já estão se preparando para que a população possa observar o fenômeno.

“Em Ingá, por exemplo, será montado um telão, na Pedra do Ingá serão disponibilizados equipamentos para que as pessoas possam observar o eclipse anular do sol. Campina Grande também é outra cidade que está com os preparativos sendo encaminhados. São várias cidades que montarão estrutura para a observação”, disse.

O especialista explicou o porquê da necessidade de observar o fenômeno com equipamentos apropriados. Marcelo Zurita lembra que não é recomendado olhar diretamente para o eclipse solar, pois a intensidade da luz queima as células da retina ocular, o que é perigoso, já que pode levar até a cegueira.

“É preciso o uso de equipamentos apropriados, óculos apropriados para a observação. Por isso, as cidades vão disponibilizar esses equipamentos para quem quiser ver o eclipse”, falou.

É bom lembrar que óculos escuros normais não protegem os olhos de eclipses solares. 

De acordo com Zurita, há 83 anos a Paraíba não observava um fenômeno igual a este. O último foi nos anos de 1940. “Esse fenômeno acontece quando a lua se coloca à frente do sol criando uma sombra que parece um anel de fogo”, explicou. 

O eclipse solar de 14 de outubro está previsto para começar por volta das 15h43, atingindo seu pico às 16h51 e finalizando às 17h50. A duração total do fenômeno, de acordo com o Observatório Nacional, será de 2h e 7min.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Bernardino Batista gasta R$ 260 mil com duas atrações para Festa do Caju

2

Paraíba

Dra. Paula diz que orientação do PP é continuar apoiando Galdino e alfineta deputados que podem mudar voto

3

Paraíba

Obras paralisadas: DNIT esbarra em falta de dinheiro e não poderá mais emitir novos empenhos

4

Paraíba

Vitor Hugo defende ações da polícia e transfere responsabilidade para vereador suspeito de envolvimento com tráfico

5

Paraíba

Adriano Galdino diz que será eleito por unanimidade e que nova votação é “meramente protocolar”