20 minutos com Clilson Júnior

Chico Paraíba revela que já chegou a negociar móveis em troca de feijão e não vê comércio físico deixando de existir: “onde fideliza mais é na loja”

O diretor geral do Armazém Paraíba, Francisco Feitosa, mais conhecido como Chico Paraíba, revelou ao jornalista Clilson Júnior os detalhes de sua trajetória no ramo de vendas. A experiência de Chico Paraíba, que iniciou desde adolescente sua carreira empreendedora, é larga e promissora. Por onde passou, Chico Paraíba fez história e não deixou de fazer negociação para efetivar a venda de suas mercadorias. Em entrevista no 20 minutos com Clilson Júnior, Chico Paraíba revela que trocava móveis por feijão. Quando ele se mudou para Irecê, na Bahia, “pegava os móveis e trocava em feijão. Era moeda de troca”.

O forte da região era o comércio de feijão na época e a maior parte das vendas era no carnê. Porém, Chico não perdia nenhuma venda por deixar de negociar. Ele conta que “era na hora ali eu já tinha prática, já tava o preço do feijão, o preço do dia, pegava. Quando juntava ali uma carrada, duas carradas de feijão, eu levava para Salvador para o Paes Mendonça, na época tinha uma rede de supermercado. Vendia o feijão, trazia o apurado e fechava o caixa.

A contabilidade fechava, coisa mais linda do mundo”. Questionado sobre o fortalecimento do comércio online, Chico Paraíba acredita que a venda física nunca vai deixar de existir. Ele percebe que o que as pessoas querem é “o contato, olho no olho, sentir-se seguro de quem você tá comprando, de quem o que é que a pessoa tá prometendo, se realmente vai fazer, isso é fundamental.

Essa atividade da gente, onde fideliza mais é na loja”. De acordo com o diretor geral do Armazém Paraíba, a internet é um ambiente frio e sem contato. Ele enfatiza que na internet, “você não olha no olho, você não tem a oportunidade de ouvir as pessoas, que tem muita gente que chega na loja e quer conversar um pouquinho, contar um pouquinho da sua história, falar um pouquinho das dificuldades que tem, eu gosto de ouvir e oriento as pessoas, pega um pouquinho do seu tempo, vamos ouvir mais um pouco, vamos ouvir mais as pessoas, a pessoa contar a história, rapaz, estou com um problema em casa, isso faz parte desse roteiro de uma venda”.