Cabaceiras

VÍDEO: rio na ‘Roliúde Nordestina’ se transforma em menos de um minuto, após chuvas

Populares registraram nesta terça-feira (18) o cenário de transformação no leito do rio Taperoá, em Cabaceiras, Cariri da Paraíba. Como observou o ClickPB, imagens gravadas na ponte da rodovia PB-148 mostram a força das águas e mudança no cenário de seca, após as fortes chuvas na região.

No vídeo obtido pelo ClickPB, gravado na cidade conhecida por ser a ‘Roliúde Nordestina’, é possível observar que em menos de um minuto o leito do Taperoá, rio com mais de 150 quilômetros de extensão e que chega a ficar seco em determinados meses do ano, fica cheio de ponta a ponta.

Além da cheia registrada em Cabaceiras, o ClickPB teve acesso a imagens do rio em outros pontos do Cariri paraibano.

Dados pluviométricos

Conforme dados disponibilizados plea Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), entre os 10 municípios mais chuvosos do estado nas últimas 24 horas está ‘Taperoá’, cidade por onde passa o rio antes de chegar a Cabaceiras.

Cheia no rio Taperoá, na Paraíba. (foto: reprodução/redes sociais)
Cheia no rio Taperoá, em comunidade na Zona Rural de Cabaceiras, na Paraíba. (foto: reprodução/redes sociais)

No local, segundo a Aesa, foram registrados 94,5 milímetros. Sendo assim, a cidade foi a 4ª que mais recebeu chuvas, atrás de Riacho dos Cavalos (97 milímetros), Brejo do Cruz (117 milímetros) e Santo André (219 milímetros).

‘Roliúde Nordestina’

Localizado a 190 quilômetros de João Pessoa, capital do estado, Cabaceiras é um município com 5.515 habitantes, segundo estimativa de 2024 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cabaceiras ganhou este apelido pelo fato de ser, desde os anos 1990, cenário para gravações de filmes. O mais famoso deles foi o ‘O Auto da Compadecida’, em 2000.

Centro Histórico de Cabaceiras. Guarda Ministério Público cachaceiras
Centro de Cabaceiras. (foto: reprodução/Google Maps)

O município já chegou a ser considerado como um dos que menos chove no país, segundo dados divulgados em 2019 pelo Ministério da Integração Nacional.

Cheia no rio Taperoá

Rio Taperoá, em Cabaceiras. (foto: reprodução/redes sociais) 2025 cheia
Chega da água no leito do Rio Taperoá, em Cabaceiras. Trecho da PB-148. (foto: reprodução/redes sociais)
Rio Taperoá com leito quase vazio, em maio de 2024. (foto: reprodução/Google Street View/Google Maps)
Rio Taperoá com leito quase vazio, em maio de 2024. Trecho da ponte da PB-148. (foto: reprodução/Google Street View/Google Maps)