Paraíba

Cerca de 1,5 mil motos começam a ser cadastradas pela STTrans em João

Com o cadastramento, as motocicletas que atuam neste tipo de serviço serão padronizadas com fitas reflexivas e terão placa vermelha

O cadastro será feito através de um cronograma que segue até 31 de julho e as primeiras são as com placa de final 1, 2, 3, 4 e 5, que devem procurar o órgão até 31 de maio. Cerca de 1,5 mil motos que fazem transporte de encomendas na Grande João Pessoa terão que fazer o cadastramento e passar por uma vistoria na Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans).

Com o cadastramento, as motocicletas que atuam neste tipo de serviço serão padronizadas com fitas reflexivas e terão placa vermelha, licenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A novidade vem atender uma antiga reivindicação do próprio Sindicato dos Trabalhadores com Motos da Grande João Pessoa (Sindmoto), depois que a atividade, denominada moto-frete, foi regulamentada por lei no ano passado. A vistoria que será realizada pretende conferir ítens de segurança e os pré-requisitos para prestar o serviço, já que a lei determina que a moto não pode ter mais de oito anos de uso. Além disso, a potência do veículo deve variar entre 50 e 450 cilindradas e o motoqueiro deverá utilizar capacete vermelho, com identificação do número da licença, grupo sangüíneo e faixas reflexivas e colete de segurança padronizado.

A vistoria está sendo feita na sede da STTrans, na BR-230, km 25, no Cristo Redentor. “Isso vai facilitar o trabalho e atender à demanda sem atropelos. Como é uma nova categoria de transportes especiais, o órgão teve que se readequar para iniciar esse cadastramento”, explicou o gerente da área de transporte da STTrans, Leonardo Campos. O Sindimoto tem a relação dos documentos necessários para que o motoqueiro possa cadastrar seu veículo como pessoa física, pessoa jurídica e motorista auxiliar, bem como informações sobre os valores das taxas as serem pagas.

Para o superintendente do órgão, Deusde Queiroga, “a regulamentação do moto-frete propicia inúmeros benefícios, entre eles, a organização da categoria e mais segurança para os condutores das motos, além de coibir a clandestinidade”.

da redação com Jornal da Paraíba

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Embarcação naufraga em arrecifes de Baía da Traição

2

Paraíba

TCE-PB mantém imputação de débito de R$ 1,5 milhão a Tibério Limeira

3

Paraíba

LATAM anuncia novo voo semanal para a Paraíba durante período do São João

4

Paraíba

Eleição para defensor público-geral da Paraíba acontece na sexta-feira em João Pessoa, Campina Grande e Patos

5

Paraíba

Casos de Covid aumentam mais de 1000% em crianças de Campina Grande e infectologista alerta para sintomas gripais em escolas