Moradores do Bairro dos Novais comemoraram na tarde desta quinta-feira (20), a reinauguração do Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) Comissária Mariceli Pires Carneiro. O novo prédio irá receber um total de 150 crianças, com toda assistência educacional, psicopedagógica e alimentar. A reforma do local incluiu uma nova pintura, relocação das salas e dos espaços recreativos, renovação da parte elétrica e estrutural, numa iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Sedec).
O Centro irá atender crianças de zero a seis anos no período integral de dez horas, onde serão desenvolvidas atividades educacionais diferenciadas, obedecendo as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, implantada desde 1996 pelo o Ministério da Educação, que prevê a preparação inicial das crianças para o ingresso ao ensino fundamental.
“Desde o início do ano estamos modificando a nomenclatura das 28 creches do município para Centro de Referência da Educação (Crei), atendendo as normas da Lei de Diretrizes. E iremos trabalhar para disponibilizar às crianças deste Centro toda a estrutura necessária ao seu desenvolvimento educacional e social”, assegurou Conceição Alves, assessora pedagógica da Educação Infantil da Sedec.
Assistência – O espaço estava fechado desde de junho do ano passado, devido a problemas na estrutura do prédio. Enquanto a reforma não foi concluída, a PMJP relocou algumas crianças para os Centros mais próximos do seu bairro e outras famílias receberam mensalmente uma cesta básica.
“Não poderíamos deixar essas famílias sem assistência, pois sabíamos das dificuldades enfrentadas por cada uma delas. Com o fechamento temporário do Crei, as mães não tinham onde deixar seus filhos para ir trabalhar e agora a realidade é bem diferente, poderemos não só apoiar, mas também educar e cuidar efetivamente dessas crianças”, comemorou Douraci Vieira, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes).
O prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), esteve presente à solenidade e ressaltou a qualidade da educação como um dos principais pontos de discussão da atual gestão. “Temos o dever de desenvolver uma educação de qualidade, estamos preocupados com um novo patamar de exigências fortalecendo uma relação de respeito mútuo para a recuperação do ensino básico, complementando os serviços oferecidos com mais dignidade”, observou.
Para o titular da Sedec, Walter Galvão, o novo modelo pretende ampliar o atendimento às crianças, preparando-as para a escolarização plena. “Vamos fornecer o acesso ao conhecimento, interagindo com uma população mais consciente. Sei que ainda temos muito o que fazer, mas tenho a certeza de que estamos no caminho certo”, finalizou.
Fonte: JoaoPessoa.pb.gov.br