Paraíba

Cássio comemora mais uma conquista no setor de turismo

None

O governador Cássio Cunha Lima não esconde sua alegria pela inauguração do Garden Hotel e Resort Campina Grande. Segundo ele, através da primeira Parceria Público Privada, o Governo do Estado e a BRA entregam a população paraibana, nesta quinta-feira, às 18h, um equipamento com padrão cinco estrelas, sendo o mais moderno da região e o primeiro do Brasil a ser instalado no semi-árido nordestino.

“A inauguração do Garden Hotel marca mais uma conquista importante do nosso Governo em prol de Campina Grande e da Paraíba. E também se constitui no inequívoco sucesso da primeira Parceria Público Privada da história da administração estadual”, disse o governador, enfatizando que o povo paraibano esperou cerca de duas décadas por esse empreendimento.

Com a conclusão do Garden Hotel, o Governo do Estado consegue concretizar um empreendimento turístico de grande porte que estava inacabado e no qual o Centro de Convenções operava de forma parcial.

O processo

Sob os cuidados da Secretaria de Planejamento e Gestão foi aberto o processo de licitação para a parceria se estabelecer a parceria histórica e concluir as obras do hotel, paralisadas há 12 anos.

A empresa BRA Transportes Aéreos venceu a licitação e obteve a concessão de uso, com encargos de conclusão das obras e serviços de engenharia do hotel e centro de convenções.

Após a homologação do contrato e publicação no Diário Oficial do Estado, a empresa iniciou obras e serviços de engenharia, instalação de equipamentos e utensílios necessários ao pleno funcionamento da unidade hoteleira, projetada para grandes eventos, fazendo também a modernização do projeto original.

O conjunto – Hotel e Centro de Convenções – será utilizado objetivando a exploração de atividade hoteleira, bem como a realização de convenções, seminários, cursos, treinamentos, feiras, exposições e eventos similares. Está explícito no contrato que “em nenhuma hipótese o concessionário poderá destinar o bem para finalidade diversa da prevista no edital”.

Parceria e investimentos

“A parceria firmada com a empresa BRA Transportes Aéreos surgiu como uma alternativa moderna e criativa para a conclusão de uma obra que nasceu da determinação e da visão do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, no início da década de 90, que concluiu o Centro de Convenções Raimundo Asfora, uma referência nacional”, destacou o governador.

A BRA fez uma oferta de R$ 6,7 milhões pela concessão de uso real por 30 anos. O valor corresponde a 50% dos custos empregados para complementar o complexo do Hotel e do Centro de Convenções. Os outros 50% dos custos das obras e serviços ficaram a cargo do Estado.

Para o empresário Humberto Folegatti, da BRA, que viaja freqüentemente para o exterior, os estrangeiros têm escolhido o Nordeste como um dos principais destinos turísticos do País, encantados com as maravilhas dessa região, e a Paraíba é um desses encantos. O que justifica, em parte, os investimentos no Estado.

História

O passo inicial para a construção do hotel foi dado em outubro de 1986, na gestão de Milton Cabral, com a construção do acesso ao futuro empreendimento.

Em dezembro de 1987, no governo de Tarcísio Burity, foi dado o início a construção do hotel, com obras de terraplanagem, fundações, estrutura e alvenaria.

Em janeiro de 1993, através de um contrato assinado pelo então governador Ronaldo Cunha Lima, o Estado construiu o Centro de Convenções Raimundo Asfora, que vinha funcionando de forma parcial.

Emprego e renda

Os trabalhos de construção, paisagismo e serviços de engenharia, além de empregarem diretamente cerca de 300 pessoas também movimentaram outros segmentos econômicos, através da compra de materiais para a obra e das peças artesanais usadas para decoração e ambientação.

Para o funcionamento do hotel, inicialmente foram empregados 110 funcionários.

Considerando o efeito multiplicador, com os eventos a serem realizados no centro de convenções, isto pode significar muito mais. Ganha a população, a cidade e o Estado.

O hotel

Leitos

O hotel dispõe de 192 apartamentos que perfazem um total de aproximadamente 570 leitos. Há duas alas, sul e norte, com três andares em cada. Cada andar recebe o nome de uma região do estado.

Ambientes

Existem no Hotel uma lan house (para acesso a internet), business center, salão de jogos, sala de repouso para leitura, salão de beleza e quatro lojas para vendas de produtos. Na sala de TV há um telão à disposição dos hóspedes.

Bar do Poeta

Há também um piano bar intitulado “Bar do Poeta”, que terá as mesas decoradas com poemas de autores paraibanos. O bar do poeta contará ainda com tablado para apresentações artísticas.

Piscinas

O hotel dispõe ainda de um parque aquático composto de seis piscinas: para prática de esportes, com finalidade terapêutica, hidromassagem, térmica, com bar molhado, além de uma “prainha” e uma piscina destina às crianças.

Quadras

O incentivo ao esporte está presente nas dependências do prédio. São nada menos que quatro quadras: uma poli esportiva, outra de futebol society, com grama sintética; uma de tênis e outra de squash.

Academia

Para quem prefere a caminhada, foi construída uma pista para prática do cooper. O hotel turístico dispõe de uma completa academia de ginástica, dotada com os mais modernos equipamentos.

Restaurante

O restaurante internacional funcionará 24 horas por dia e terá pizzaria e sushi bar. A pizzaria é aberta de segunda a sábado e também terá rodízio de pizza. Tudo isto fora a culinária paraibana.

Centro de Convenções

Integrado ao Garden Hotel de Campina Grande, o Centro de Convenções Raimundo Asfora dispõe de instalações modernas, como sala, auditório, área de coquetel, para congressos e feiras, com amplo espaço para montagem de estandes e exposições.

São oferecidas dezenas de salas com infra-estrutura e tecnologia norte-americana. As salas são preparadas de acordo com as pretensões e necessidades do cliente: podem ser montadas para 50, 100, 500 ou mais pessoas. O auditório do Centro de Convenções oferece 776 poltronas, com modernas iluminações e sonorização, além de quatro cabines de tradução simultânea. Salas e auditório, somados, comportam 1.800 pessoas.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Morre Biliu de Campina, ícone da música paraibana e nordestina, aos 75 anos

2

Paraíba

Cícero Lucena classifica invasão de vereadores no Hospital do Pet como “politiqueiro” e detona Ruy Carneiro

3

Paraíba

Corpo de bebê achado em lixeira na Paraíba continua no Numol e órgão vai pedir à justiça autorização para enterro

4

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa registra boletim de ocorrência contra vereadores e alega que parlamentares invadiram Hospital Veterinário

5

Paraíba

Nilvan lidera com folga disputa pela Prefeitura de Santa Rita, mostra pesquisa