A apuração do Carnaval Tradição de João Pessoa foi realizada na tarde desta quarta-feira (21), no Centro Histórico da cidade, próximo ao Hotel Globo. Além do presidente da Associação do Carnaval Tradição de João Pessoa, Cardivando de Oliveira, e do presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Lau Siqueira, um bom número de integrantes das tribos, escolas, orquestras e ala ursas acompanhou os trabalhos de apuração. A Polícia Militar também esteve no local, dando suporte aos trabalhos.
Já no final da apuração, quando eram analisados os votos das Escolas de Samba, surgiu um impasse. A presidente da escola Impérios do Samba, Fernanda Benvenutti, pediu a retirada de pontos da Catedráticos do Ritmo. O motivo seria o descumprimento de dois itens do regulamento. Ela reclama a obstrução da avenida, o que acarretaria a perda de cinco pontos; e também a utilização de fogos de artifício, infração do artigo 12, que acarretaria perda de três pontos no quesito evolução.
Impasse
Mas a comissão julgou que o pedido não deveria ser levado em conta, uma vez que as reclamações teriam que ter sido feitas no dia do desfile. Além do mais, a comissão também julgou improcedentes as reclamações. Segundo Lau Siqueira, tudo correu dentro das normas do desfile, e “o carnaval de João Pessoa vem crescendo e este ano teve um resultado muito positivo”.
A escola Catedráticos do Ritmo, que trouxe no enredo a história do teatro, foi aclamada a campeão do Carnaval Tradição 2007, com 74,5 pontos, Seguida pela segunda colocação da Malandros do Morro, 73, e Império do Samba, 71,5. O vice-presidente da escola campeã, Luciano Leite Diniz, afirmou que a agremiação, que possui 500 integrantes e desfila pelo terceiro ano, “conquistou um título suado e não feriu nenhum artigo”.
No entanto, Fernanda Benvenutti disse, após a divulgação dos resultados, que vai entrar com recurso contra a Funjope e contra a Prefeitura de João Pessoa. Ela afirmou que o “carnaval de João Pessoa não vai para a frente porque sempre atende a um jogo de interesses”. Ela disse que “não vai se calar”.
Resultados
O Macaco Louco foi o campeão do concurso de Ala Ursas, com 68,5 pontos. Em segundo lugar ficou o Urso Preto, com 68 pontos, e na terceira colocação o Urso da Paz, com 67.
A tribo ‘Africanos’ foi a grande campeã este ano, em sua 59ª conquista, desde sua fundação no começo do século passado, em 1918. Eles obtiveram 47 pontos e segundo o responsável pela tribo, Eraldo Alves Santiago, “o resultado já era esperado, porque tivemos muito trabalho, dedicação e otimismo, por parte de todos os integrantes
O resultado da disputa entre as Orquestras de Frevo também já foi apurado. A campeã este ano foi a Ciganos do Esplanada, com 47,5 pontos. Em segundo a orqueastra 25 Bichos, 45,5, e em terceiro Sai da Frente Dona Emília, 45 pontos.
No próximo sábado (24) acontece o desfile das campeãs, a partir das 19h na Avenida Duarte da Silveira, mesmo local dos desfiles.
Matéria atualizada às 18:15
Valéria Sinésio/Lilla Ferreira
Clickpb