Sessenta e sete mil e quinhentos reais foram liberados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, como ajuda de custo, para a realização do Carnaval Tradição 2007, que está completando 70 anos e começa neste domingo (18), a partir das 18h30, seguindo até a próxima terça-feira (20). Os recursos foram distribuídos entre as agremiações de forma individual: cada escola recebeu 4 mil; aos clubes de orquestra foram doados 3,5 mil; já as tribos indígenas receberam 3 mil cada uma.
Este ano serão 21 agremiações, sendo 5 escolas de samba, 10 tribos indígenas e 6 clubes de orquestra. Como já é tradição, os desfiles das escolas de samba serão realizados na Avenida Duarte da Silveira, no Centro. De acordo com o regulamento, os clubes de orquestras devem reunir pelo menos 80 componentes, as tribos, 70, e as escolas de samba, no mínimo 130 pessoas. Este ano, o grande homenageado será o ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-prefeito da capital, João Cabral Batista, que dedicou 40 de seus 89 anos ao Carnaval Tradição.
Desfile
A comissão julgadora será composta por 8 membros, e a pontuação, de acordo com o presidente da Federação Carnavalesca de João Pessoa, Cardivando de Oliveira, vai de um a dez. Ele explicou que cada membro vai julgar um item, a exemplo de fantasias, conjunto, batuque e orquestra. Os desfiles que estarão sob os olhos atentos da comissão serão realizados neste domingo e terça-feira. O primeiro dia será encerrado com a passagem das escolas Malandros do Morro, Império do Samba e Catedráticos do Ritmo, campeãs de todos os carnavais.
Durante o desfile, as cores verde, amarelo e vermelho determinarão o tempo de apresentação das agremiações, que é de 30 minutos para as orquestras de frevo, 40 minutos para as tribos indígenas e o mesmo tempo para as escolas de samba. Cada 5 minutos de atraso correspondem a um ponto descontado.
Cardivando explicou que, para mostrar a lisura nos trabalhos, no final do julgamento, todos os votos ficarão sob a responsabilidade da Polícia Militar, sendo liberados para o conhecimento do público somente na quarta-feira, 21, quando o resultado final será divulgado ao público.
A cada noite de desfiles, a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas compareçam à avenida Duarte da Silveira para prestigiar o Carnaval Tradição da cidade, 10 mil a mais que em 2006.
Fonte: O Norte Online