Por volta das 10h deste sábado (6), quando a maré estiver baixando, 500 quilos de fogos de artifício serão instalados na balsa já fundeada a 500 metros da orla, em frente ao Busto de Tamandaré, em João Pessoa. Os serviços de amarração e colocação dos fogos na balsa serão acompanhados pela Capitania dos Portos neste sábado. Na mesma ocasião, a Marinha, juntamente com o Corpo de Bombeiros, fará também a inspeção da estrutura da embarcação.
O show pirotécnico, programado para a noite, vai acontecer entre o intervalo das apresentações do grupo Tocaia e do cantor Zé Ramalho, no projeto Estação Nordeste.
A maneira de detonação dos fogos será uma das surpresas da festa. O evento é uma promoção da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Uma equipe de aproximadamente 15 pessoas trabalha nos últimos preparativos para a realização do show pirotécnico. Depois de uma tarde inteira de trabalho para acertar os detalhes, as quatro balsas conjugadas, que formam uma só embarcação, foram fundeadas ao mar no início da noite desta sexta-feira (5).
De acordo com informações do diretor de eventos da Funjope, Wagner Spagnul, a embarcação que receberá os fogos é a mesma do réveillon, com dimensão de 8m por 4,40m e capacidade para carregar até quatro toneladas.
"Os fogos ficarão amarrados entre si, com arame recozido, fazendo um T na balsa. Eles também serão fixados, com o mesmo material, nos sacos de areia, que ficarão ao redor, evitando deslocamento", explicou.
A parte inferior da embarcação, onde ficam os quatro flutuantes conjugados, em contato direto com a água, é formada por fibra de vidro. Em cima dessa estrutura foram instaladas linhas de massaranduba, interligando as balsas. Nessas vigas de madeiras, foi parafusado um compensado naval. Esse foi coberto por folha de zinco.
Nos quatro vértices da embarcação, que levará os fogos, foram instaladas lâmpadas fluorescentes, diferente da iluminação de segurança colocada durante o réveillon. Outra novidade é que o canhão de luz, que será utilizado no show, também servirá à balsa.
Da redação com Secom-JP