Paraíba

Campanha pretende estimular o consumo de orgânicos na paraíba

Apesar dos benefícios que trazem à saúde, o consumo de orgânicos na Paraíba é pequeno e, em alguns casos, pouco percebido pela população, principalmente nas peq

Apesar dos benefícios que trazem à saúde, o consumo de orgânicos na Paraíba é pequeno e, em alguns casos, pouco percebido pela população, principalmente nas pequenas cidades. 

Com o objetivo de mudar esse quadro de desconhecimento, o Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (Mapa) realizam em dezembro uma campanha sobre a importância dos orgânicos na alimentação.

Os municípios de Mataraca e Jacaraú, onde agricultores familiares já investem na produção, serão pioneiros nessa campanha e realizam atividades nos dias 13 e 15 de dezembro, respectivamente.

Segundo Reinaldo Rosendo Ferreira, gestor pelo Sebrae do programa de Hortifruticultura Orgânica da Zona da Mata, a campanha será realizada inicialmente nessas cidades pelas parcerias mantidas com as prefeituras locais. Durante as atividades, serão montadas barracas com verduras e frutas orgânicas e ações de esclarecimentos à população.

Reinaldo disse que aos poucos a população tem adquirido o hábito do consumo dos orgânicos. No entanto, a falta de conhecimento dos benefícios e das vantagens desse tipo de alimentação ainda é um dos entraves para o crescimento do setor. De acordo com ele, ainda não há dados precisos sobre o volume de consumo de orgânicos na Paraíba.

Virgínio Carneiro, coordenador da Comissão de Orgânicos na Paraíba junto ao Ministério, considera que este trabalho de abordagem e conscientização das comunidades é pioneiro no estado. “Fazendo com que o produtor e o consumidor conheçam a importância do orgânico, nós podemos aumentar a demanda e facilitar mais ainda a produção”, explica. A iniciativa nesta campanha também conta com o apoio da Emepa, Emater e Senar.

No Brasil, a produção orgânica ocupa uma área de 6,5 milhões de hectares de terras, incluindo neste montante o extrativismo sustentável. De acordo com dados do Instituto Biodinâmico de Botucatu (IBD), órgão certificador dos orgânicos, estima-se que 75% do que é produzido no país seja exportado. O restante é vendido por meio de supermercados e de pequenas feiras.

Campanha – A previsão, segundo Reinaldo, é instalar barracas numa pequena feira e comercializar produtos como alface, berinjela e couve, com distribuição de folders e cartilhas sobre o assunto. No entanto, antes da feira, o Sebrae realizará pequenas consultorias aos agricultores, com informações sobre a produção de vendas de orgânicos.

Envolvendo os jovens – Nos últimos dias 21 e 22, foram promovidos seminários em Jacaraú e Mataraca que reuniram produtores e lideranças locais à comunidade, incluindo 100 estudantes de Ensino Médio de cada município. Os eventos divulgaram a importância dos produtos orgânicos para a saúde e defesa do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Para estimular o envolvimento dos estudantes na campanha, ficou definida a organização de um concurso onde serão escolhidos os 20 melhores trabalhos sobre agricultura orgânica. Os alunos e seus professores serão premiados pelo Ministério da Agricultura e o Sebrae Paraíba.

Os jovens ainda serão capacitados pelo Sebrae como futuros monitores e poderão atuar como multiplicadores dos valores e conhecimentos da agricultura orgânica em suas comunidades. 


Da redação

com assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Após morte de ciclista, João Azevêdo diz que Segurança age para que “atos lamentáveis como este não fiquem impunes e não voltem a acontecer”

2

Paraíba

Triplicação da BR-230: superintendente do DNIT relata ‘dimensão dos transtornos’ que atrasa obras em Cabedelo

3

Paraíba

Sessão para escolha da presidência da Câmara de Santa Rita é encerrada com soco entre vereadores

4

Paraíba

Reforma administrativa: Marcílio do HBE deve assumir cargo na Prefeitura de João Pessoa

5

Paraíba

Após confusão e várias remarcações, Epitácio Viturino é eleito presidente da Câmara de Santa Rita