A Secretaria de Saúde do Município elaborou um esquema de prevenção para inibir a reintrodução do vírus que transmite o sarampo em João Pessoa. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Hospital Edson Ramalho, será iniciado na próxima segunda-feira (29) o calendário de vacinação contra o sarampo, na principal via de entrada do município de João Pessoa.
A iniciativa visa apertar o cerco contra a doença que provocou recentemente um surto no estado da Bahia. De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, o vírus pode chegar até a Paraíba através do aumento do turismo, e por estarmos em um período de férias e fluxo de turimo intenso, é o momento certo para intensificar as ações e bloquear a entrada da doença na capital paraibana.
Postos
Um posto de vacinação será instalado no Km 92 da BR-101, em frente ao Posto da Manzuá, para imunização dos caminhoneiros com calendário vacinal em atraso. A vacinação na estrada será feita de segunda a sexta-feira, até o próximo dia 9 de fevereiro. Durante o período de 5 a 16 de fevereiro também vai acontecer a vacinação no Terminal Rodoviário de João Pessoa dos passageiros procedentes das áreas consideradas de risco e que não tenham se vacinado. Os agentes estarão realizando a vacina no horário da manhã, das 8h00 à 12h00.
A vacinação será intensificada para crianças a partir dos 12 meses de vida, mulheres com idade fértil (entre 12 e 49 anos) e homens até 39 anos de idade.
É importante lembrar que a vacina chamada tríplice viral garante imunidade ao sarampo, rubéola e caxumba, é dada em dose única e só deve ser tomada por pessoas que nunca foram vacinas. Quem já contraiu a doença também não precisa se vacinar, pois a própria doença confere imunidade. O trabalho de controle também será realizado em parceria com a secretaria de Turismo e empresários da rede hoteleira de João Pessoa.
Redação com Assessoria