Nos primeiros meses de cada ano, o orçamento familiar sofre uma carga de despesas típicas dessa época, como impostos (IPTU, IPVA), mensalidades e material escolar, férias, viagens, sem falar no pagamento dos presentes de fim de ano, adquiridos via cartão de crédito, cheques pré-datados ou pelo crediário. Para ajudar aqueles que não conseguiram antecipar os pagamentos ou mesmo se programar para todos esses gastos, a Caixa Econômica Federal oferece várias linhas de crédito para as “Despesas de Início de Ano”.
Com juros a partir de 1,30% e prazo de até 48 meses, as linhas atendem ao perfil e aos requisitos dos mais diversos públicos, podendo ser usadas inclusive para outras despesas e dívidas.
Para os que optam pela conveniência, a CAIXA possui o CDC (Crédito Direto CAIXA), disponibilizado automaticamente na conta de movimento do cliente (corrente ou poupança). A utilização do limite pode ser efetuada por meio de terminais eletrônicos, de auto-atendimento, no 0800-574 0505 ou Internet Banking (www.caixa.gov.br). Quem ainda não possui o CDC deve procurar o gerente de qualquer agência da instituição para definição do limite do crédito.
Outra alternativa é o Crédito Pessoal, que pode ser parcelado de acordo com as necessidades e capacidade de pagamento do cliente. Para beneficiários do INSS, servidores públicos e empregados de empresas privadas que firmem convênio de Consignação, além das baixas taxas de juros variando de 1,30% até 3,80%, existe ainda a vantagem da quitação da dívida via desconto em folha de pagamento.
O Cheque especial, que tem um limite de crédito rotativo é utilizado para reforçar o saldo da conta corrente, tem a menor taxa média de juros do mercado, de 7,20%.
O limite máximo de empréstimo, em todos os casos, depende da capacidade de pagamento do cliente, sendo que o CDC é de valor mínimo de R$ 300,00 e máximo de R$15.000,00.
Mais informações podem ser obtidas em qualquer agência da CAIXA, ou pelo telefone 0800.5740101.
Redação com Assessoria