Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08), a Caixa Econômica Federal irá emitir até sexta-feira (09), CPF gratuito para as mulheres. A expectativa é beneficiar cerca de 300 mil brasileiras, principalmente, as mulheres das camadas sociais mais carentes que, assim, poderão ter acesso às políticas públicas do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura Familiar (PRONAF), inclusão bancária, microcrédito, entre outras.
As mulheres interessadas poderão procurar qualquer agência da CAIXA no horário de atendimento bancário para solicitar a emissão de CPF, emissão de 2ª via ou, ainda, atualização cadastral. Todos os serviços estarão isentos da cobrança de tarifa, que atualmente é de R$ 5,50.
Esta é a quarta edição da ação de inclusão social promovida pela CAIXA, que beneficiou em três anos mais de 936 mil mulheres. A iniciativa faz parte do Projeto CAIXA Fome Zero, que busca implementar ações para promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela ONU.
O CPF é um documento básico para que o cidadão possa, por exemplo, ter uma conta bancária, participar de concurso público, obter um empréstimo popular ou um financiamento habitacional.
Documentos necessários para emitir o CPF:
– Carteira de identidade ou equivalente como carteira de habilitação (modelo novo) etc;
– Certidão de Nascimento;
– Título de Eleitor;
– Comprovante de residência.
Documentos necessários para emissão de 2ª via de CPF:
– Documento de Identidade que comprove a filiação;
– Título de Eleitor;
– Documento que comprove a inscrição no CPF.
Para atualização cadastral, são necessários os seguintes documentos:
– Carteira de Identidade ou equivalente como carteira de habilitação (modelo novo), etc;
– Número do CPF;
– Título de Eleitor;
– Documento comprobatório de alteração solicitada.
No ano passado, a CAIXA participou de diversas ações sociais de documentação, como Ação Global (Rede Globo), Semana de Prevenção às Deficiências (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) e Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural – PNDTR (MDA/INCRA).
Assessoria