Problema

VÍDEO: botos-cinza encalham em praia da Paraíba ao tentar se alimentar

Botos-cinza foram ao local para se alimentar e erraram o tempo da maré, segundo explicou um especialista em vida marinha do PROMMARN.

Botos-Cinza, Praia, Pitimbu

Botos-Cinza encalham em Pitimbu (Foto: Instagram/Ozeane Vanzuita)

Um grupo de botos-cinza encalhou em um trecho de praia no município de Pitimbu, Litoral Sul paraibano. O encalhe foi filmado pela banhista Ozeane Vanzuita e postado no Instagram nesse sábado (16).

Como notado pelo ClickPB, Ozeane informou que os botos não conseguiram sair do local onde estavam por conta da maré, que baixou muito rápido.

“Na praia de Acaú, em Pitimbu. A maré está muito baixa e eles ficaram aqui. Daqui a mais ou menos uma hora volta a subir e eles saem. Coisa mais linda”, contou Ozeane no Instagram.

Ao ClickPB, um especialista em vida marinha que trabalha no Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte (PROMMARN) analisou as imagens e explicou o motivo do encalhe do grupo.

De acordo com o especialista, provavelmente os botos foram até o local em busca de alimentação e acabaram errando o tempo da maré.

“São botos-cinza, com nome científico Sotalia Guianensis, uma espécie comum na costa. Apesar do termo ‘boto’ são golfinhos. Eles buscam essas águas mais rasas atrás de tainhas, sardinhas, manjubinhas e carapebas. Certamente eles erraram o tempo da maré. A maré de lua cheia seca muito e ontem (sexta) foi Super Lua”, informou o especialista ao ClickPB.

Em contato com o ClickPB, Ozeane Vanzuita informou que todos os botos conseguiram voltar ao mar após a maré subir novamente.

Veja abaixo os vídeos com os botos-cinza:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Mataraca contrata show da banda Grafith por R$ 180 mil para festa de Réveillon

2

Paraíba

Em solenidade de posse, Vital do Rêgo se compromete a trazer o cidadão para o centro das decisões

3

Paraíba

Setai Grupo GP inaugura Casa Modelo do Setai Houses Resort, em Cabedelo

4

Paraíba

Vital do Rêgo Filho tem posse prestigiada na presidência do TCU e recebe homenagens

5

Paraíba

Mais votado para reitor da UFCG, Camilo Farias afirma que é preciso trabalhar por uma gestão “mais transparente” e aguarda nomeação de Lula