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Black Friday: Procon-JP orienta consumidores e dá dicas para evitar golpes

Entre as dicas do secretário-adjunto do Procon-JP estão o planejamento e atenção à ofertas muito vantajosas.

Black Friday: Procon-JP orienta consumidores e dá dicas para evitar golpes

Foto: Imagem Ilustrativa

Com a proximidade da Black Friday, o Procon-JP reuniu algumas dicas e orientações para os consumidores que pretendem aproveitar o período de descontos e promoções para fazer compras. Entre as dicas do secretário-adjunto do Procon-JP, Nicodemos Sobrinho, estão o planejamento e atenção à ofertas muito vantajosas.

Conforme observou o ClickPB, a primeira orientação do Procon-JP é o planejamento. O consumidor deve ter uma lista dos itens que pretendem comprar e monitorar os preços algum tempo antes. “É dessa forma que o consumidor consegue perceber quais empresas estão realmente oferecendo descontos vantajosos durante a Black Friday”, destaca o secretário.

Outra orientação do Procon-JP é desconfiar de ofertas mirabolantes. “Quando encontrar uma vantagem exagerada, redobre a atenção. Porque são nesses casos em que há uma maior incidência de golpe”, comenta.

Dicas para evitar golpes em compras online

  • Verifique se no endereço da página aparece aquele cadeado que mostra que o site é seguro.
  • Verifique se a loja online tem um CNPJ registrado.
  • Desconfie de promoções de empresas que você nunca tenha comprado antes, essas ofertas podem chegar por e-mail ou pelas redes sociais.
  • Desconfie de perfis que vendem produtos com preços muito abaixo do valor de mercado.
  • Verificar se a loja tem site e ler as avaliações deixadas por outros clientes.
  • Ao receber ofertas por e-mail, não clique em links, prefira procurar a loja no navegador de internet.
  • Antes de finalizar a compra, verificar nome, endereço e contatos para troca de informações com a empresa.
  • Atenção a e-mails finalizados em @gmail.com ou @hotmail.com, pois grandes empresas não costumam utilizar essas extensões para disparar e-mail marketing.

Segurança

O Procon-JP orienta os consumidores a não fornecer dados pessoais em links enviados e desconfiar de pedido de pagamento imediato para que a oferta seja mantida.

Em compras online, prefira usar o cartão virtual para compras na internet. No caso de pagamento com PIX, faça a transferência dentro do ambiente da loja virtual confiável.

Se a empresa fornecer um QRCode, confira com atenção todos os dados para confirmar a identidade da loja.

Para pagamento com boleto, verifique o nome da empresa que aparece no documento, no aplicativo ou site do banco. Desconfie se o nome for diferente da loja onde a compra foi feita.

Nicodemos Sobrinho também recomenda guardar comprovantes de pagamento e notas fiscais, para caso seja necessário contatar a empresa ou até mesmo o Procon-JP em situação de aborrecimento.

O que fazer em caso de golpe?

Se o produto não for entregue ou o consumidor receber um produto com qualidade inferior ao descrito pelo vendedor pode procurar os canais de proteção ao consumidor.

O Procon-JP fica localizado na Avenida Pedro I, 473, Tambiá, em João Pessoa, e funciona das 8h às 17h. Os telefones para contato são: (83) 3213-4702 – recepção; (83) 98665-0179 – Procon-JP na sua Mão.

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