Com a proximidade da Black Friday, o Procon-JP reuniu algumas dicas e orientações para os consumidores que pretendem aproveitar o período de descontos e promoções para fazer compras. Entre as dicas do secretário-adjunto do Procon-JP, Nicodemos Sobrinho, estão o planejamento e atenção à ofertas muito vantajosas.
Conforme observou o ClickPB, a primeira orientação do Procon-JP é o planejamento. O consumidor deve ter uma lista dos itens que pretendem comprar e monitorar os preços algum tempo antes. “É dessa forma que o consumidor consegue perceber quais empresas estão realmente oferecendo descontos vantajosos durante a Black Friday”, destaca o secretário.
Outra orientação do Procon-JP é desconfiar de ofertas mirabolantes. “Quando encontrar uma vantagem exagerada, redobre a atenção. Porque são nesses casos em que há uma maior incidência de golpe”, comenta.
Dicas para evitar golpes em compras online
- Verifique se no endereço da página aparece aquele cadeado que mostra que o site é seguro.
- Verifique se a loja online tem um CNPJ registrado.
- Desconfie de promoções de empresas que você nunca tenha comprado antes, essas ofertas podem chegar por e-mail ou pelas redes sociais.
- Desconfie de perfis que vendem produtos com preços muito abaixo do valor de mercado.
- Verificar se a loja tem site e ler as avaliações deixadas por outros clientes.
- Ao receber ofertas por e-mail, não clique em links, prefira procurar a loja no navegador de internet.
- Antes de finalizar a compra, verificar nome, endereço e contatos para troca de informações com a empresa.
- Atenção a e-mails finalizados em @gmail.com ou @hotmail.com, pois grandes empresas não costumam utilizar essas extensões para disparar e-mail marketing.
Segurança
O Procon-JP orienta os consumidores a não fornecer dados pessoais em links enviados e desconfiar de pedido de pagamento imediato para que a oferta seja mantida.
Em compras online, prefira usar o cartão virtual para compras na internet. No caso de pagamento com PIX, faça a transferência dentro do ambiente da loja virtual confiável.
Se a empresa fornecer um QRCode, confira com atenção todos os dados para confirmar a identidade da loja.
Para pagamento com boleto, verifique o nome da empresa que aparece no documento, no aplicativo ou site do banco. Desconfie se o nome for diferente da loja onde a compra foi feita.
Nicodemos Sobrinho também recomenda guardar comprovantes de pagamento e notas fiscais, para caso seja necessário contatar a empresa ou até mesmo o Procon-JP em situação de aborrecimento.
O que fazer em caso de golpe?
Se o produto não for entregue ou o consumidor receber um produto com qualidade inferior ao descrito pelo vendedor pode procurar os canais de proteção ao consumidor.
O Procon-JP fica localizado na Avenida Pedro I, 473, Tambiá, em João Pessoa, e funciona das 8h às 17h. Os telefones para contato são: (83) 3213-4702 – recepção; (83) 98665-0179 – Procon-JP na sua Mão.