Réveillon Molhado

Balsa era pequena para quantidade de fogos, diz empresa

A polêmica sobre a queima de fogos do réveillon, que não aconteceu por que parte dos explosivos foram parar na água do mar, continua.

A polêmica sobre a queima de fogos do réveillon, que não aconteceu por que parte dos explosivos foram parar na água do mar, continua. A reportagem do Portal Clickpb ouviu um especialista em queima de fogos e show pirotécnico, Vamberto França, do bazar Noite Maravilhosa, que concorreu na licitação para a realização do show na praia de Tambaú. Ele questionou o tamanho da balsa. Segundo ele, a embarcação era pequena para a quantidade de fogos. Já o dono da empresa responsável pelo evento, Bahia Pirotecnia Eventos, Adriano, rebateu e disse que todos os procedimentos para evitar acidentes foram realizados.

Adriano disse que não sabe o que houve, mas negou que tenha havido falha humana ou técnica. “Eram doze pessoas na preparação dos fogos, dois funcionários da minha empresa e mais dez contratados pelo dono da balsa para dar apóio. Às 19h a montagem foi concluída e a balsa foi levada para o ponto de onde aconteceria a queima, neste momento os dois técnicos da empresa foram para o hotel para tomar banho e jantar, dois homens fiaram no local para vigiar a balsa, quando os técnicos voltaram já perceberam que havia caixas de explosivos na beira do mar”, disse ele.

Já Vamberto insistiu que houve falha e que a balsa não suportaria a quantidade de fogos nela colocada. “Pelo que vi, a balsa além de ser pequena, a montagem me parece que foi feita já dentro mar, o que em minha opinião foi errado. Já fiz vários shows pirotécnicos em barcos e balsas e sempre montei os fogos em terra firme e só depois colocamos a embarcação na água”, declarou.

A Bahia Pirotecnia, segundo Adriano, já realizou diversos shows em locais como Farol da Barra na Bahia, em Recife e no Cabo de Santo Agostinho. “Somos uma empresa com fabrica própria que tem aérea de teste. Mandamos um Plano de Fogo para a analise e aprovação dos órgãos competentes e tudo foi aprovado, por tanto não houve falha de nossa parte”, concluiu.

O comandante da Capitania dos Portos, Rogério Miccuci, adiantou que os primeiros sinais da perícia realizada na balsa apontam que não houve falha na montagem do equipamento.

Marcos Wéric
Clickpb

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

VÍDEO: trabalhadores encontram ninho com dezenas de cobras em Sousa

2

Paraíba

Gás de cozinha pode ser encontrado por até R$ 120 e garrafão de água mineral a R$ 17,50 em Campina Grande

3

Paraíba

Fezes? Sudema fiscaliza aparição de dejetos nas praias de Tambaú e Manaíra e aponta possível causa

4

Paraíba

Matrículas de alunos novatos da rede municipal começam nesta quarta-feira em João Pessoa

5

Paraíba

Turista de João Pessoa morre ao tentar ajudar banhistas em situação de afogamento no litoral de São Paulo