Audiência

Tribunal de Justiça marca audiência de conciliação entre Prefeitura de João Pessoa e Instituto sobre obras do Parque da Cidade

Conforme observou o ClickPB, a audiência preliminar de conciliação está marcada para o dia 21 de janeiro.

Parque da cidade estudos ambientais para retomar obras

Foto: Divulgação/Secom-JP

O Tribunal de Justiça da Paraíba marcou uma audiência de conciliação entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas sobre a suspensão das obras do Parque da Cidade. A determinação foi do desembargador José Ricardo Porto, que presidirá a sessão.

Conforme observou o ClickPB, a audiência preliminar de conciliação está marcada para o dia 21 de janeiro, às 10h, via plataforma Zoom.

Irão participar da audiência os juízes Jailson Shizue Suassuna, Giovanni Magalhães Porto e Meales Medeiros de Melo; o Ministério Público da Paraíba, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e as partes interessadas: os representantes da prefeitura e do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas.

O caso

Como trouxe o ClickPB, as obras foram suspensas em junho de 2024 também após decisão judicial depois de uma ação apresentada pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas, que demonstrou preocupação com o aterramento de uma laguna existente no local.

Na decisão, a juíza determinou um prazo de cinco dias para realização do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e o Plano de Controle Ambiental (PCA).

Na época, a magistrada justificou que não é exigível o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) em licenciamento de projeto em área útil inferior a 100 hectares. A área do futuro Parque da Cidade tem aproximadamente 25 hectares.

As obras haviam sido permitidas novamente no mês de novembro, quando a juíza Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos, da 6ª Vara de Fazenda Pública, derrubou a liminar.

Por fim, no início do mês de dezembro, juiz Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, do gabinete do desembargador José Ricardo Porto, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, atendeu uma ação do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas e voltou a suspender a obra.

Leia mais sobre as obras do Parque da Cidade no ClickPB:

Parque da Cidade: STJ rejeita recurso da prefeitura de João Pessoa e mantém obras suspensas

Parque da Cidade: Prefeitura de João Pessoa deve tomar novas medidas jurídicas na próxima semana

Léo Bezerra critica decisão da justiça que suspendeu obras do Parque da Cidade

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Tarde violenta: duas tentativas de homicídio e um homicídio são registrado em Mamanguape

2

Paraíba

Cícero Lucena exonera equipe, determina que servidores reapresentem certidões e anuncia cruzamento de dados com TCE

3

Paraíba

Prefeitura de Itaporanga desembolsa R$ 763 mil com estrutura para festa de emancipação política

4

Paraíba

Estoque do Hemocentro da Paraíba registra queda e instituição pede para população realizar doações de sangue

5

Paraíba

39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano começa nesta sexta-feira com homenagem a sete artesãos