O Superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), Deusdete Queiroga, deve encaminhar, na tarde de hoje (17), para o prefeito Ricardo Coutinho, a ata da reunião do Conselho Tarifário Municipal que sugere novo valor para a tarifa dos ônibus urbanos da Capital. No documento, o Conselho propõe que a tarifa passe de R$ 1,45 para R$ 1,66, um aumento de 14,4%
Segundo Deusdete Queiroga, não há um prazo estipulado para que o prefeito se posicione sobre o assunto. “Não data definida para a sanção do executivo municipal, além disso, o prefeito pode alterar o valor proposto pelo Conselho, tudo depende do entendimento dele a respeito das planilhas que estão sendo encaminhadas”, disse.
As empresas aguardam a sanção do executivo municipal ao reajuste tarifário, já que o último aumento das passagens do ônibus urbano ocorreu em novembro do ano passado, quatro meses após a data base de reajuste tarifário e de salários de motoristas, cobradores e funcionários das empresas de transporte coletivo, que ocorre sempre no mês de julho.
Sobre a bilhetagem eletrônica, Deusdete Queiroga explicou que o cronograma de instalação segue o curso normal. “Agora em dezembro vamos começar a distribuir os cartões transporte para funcionários municipais. Essa distribuição será por Secretaria, já que todos serão cadastrados”, afirmou.
O superintendente da STTrans disse ainda que a previsão é de que em maio/junho de 2007, todos os trabalhadores que utilizam o vale transporte em João Pessoa estejam com os cartões eletrônicos, além dos estudantes que também passarão a utilizar o sistema eletrônico nos ônibus urbanos.
Segundo a STTrans, o sistema de transporte coletivo urbano registra 8 milhões de passagens pagas ao mês. Está incluso neste montante, as passagens pagas com vale transporte e passes estudantis.
Redação
ClickPB