A seguir você confere aqui no ClickPB a programação especial dos atos litúrgicos da Semana Santa:
Paróquia Nossa Senhora das Neves, no Centro
Quinta-feira Santa – dia 13 de abril: às 9h, tem a Missa dos Santos Óleos, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Nessa celebração, presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, ocorre a renovação das promessas sacerdotais (os padres da Arquidiocese da Paraíba refazem os votos de compromisso sacerdotal: obediência aos dogmas católicos, ao celibato, …). O Arcebispo realiza a bênção dos óleos que vão ser usados nas paróquias para ministrar os sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.
Às 17h, na Catedral, tem a Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés, presidida por Dom Aldo. Através da Santa Ceia o pão torna-se o Corpo, e o vinho torna-se o Sangue de Jesus. Eles são repartidos celebrando a memória e a caridade de Jesus. O Lava-pés relembra o gesto de Jesus que lavou os pés dos discípulos num sinal de humildade, solidariedade e igualdade entre os homens.
E às 19h tem início a Adoração ao Santíssimo Sacramento no Mosteiro de São Bento, na Avenida General Osório, no Centro de João Pessoa (PB).
Sexta-feira Santa – dia 14 de abril (dia de jejum e abstinência de carne. A Igreja Católica não celebra missas neste dia): Às 9h tem a Via-Sacra na Catedral das Neves, lembrando a condenação e a Paixão de Jesus. Às 15h tem a Celebração Litúrgica da Paixão do Senhor, também na Catedral. E às 16h30 será realizada a Procissão do Senhor Morto, que sai da Catedral e percorre algumas ruas do Centro da Capital.
Sábado Santo – dia 15 de abril: Às 19h30 começa a Solene Concelebração da Vigília Pascal, na Catedral das Neves.
Domingo de Páscoa – dia 16 de abril: É o dia da Ressurreição de Jesus. Serão três Missas na Catedral das Neves: às 6h, 9h e às 19h30. No Domingo de Páscoa celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo, que “subiu aos céus para ficar sentado à direita de Deus pai”. Jesus entregou a própria vida para salvar os homens e depois ressuscitou, vencendo a morte. Após quarenta dias de recolhimento, jejuns e orações, a Igreja entra no tempo da Páscoa, que festeja a vitória de Jesus sobre a morte e a certeza de uma vida nova em Cristo. A Páscoa não ocorre apenas no Domingo após a Semana Santa e não se resume somente no costume de comer ovos de chocolate. Durante cinqüenta dias a Igreja celebra esse grande acontecimento que, em sua profundidade, renova nos fiéis as virtudes da fé, esperança e caridade, e reforça a certeza de que em Cristo, todos são vencedores. O tempo Pascal celebra os acontecimentos que sucederam a Ressurreição de Jesus, como as aparições para os discípulos, o diálogo com Pedro, a Ascensão, e termina com a Festa de Pentecostes, onde se celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e o início da missão da Igreja.
Mais informações: Mons. João Eudes, na Catedral de Nossa Senhora das Neves (3221-0188).
Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Varadouro
Recital das Trevas a luz: Hoje, às 19h30, na igreja São Frei Pedro Gonçalves, tem o Recital das Trevas a Luz (Comentário inicial: Dom Aldo Pagotto. Regente convidado: Ton K. Regente titular: Eduardo Nóbrega. Regente assistente: João de Arimatéia. Direção cênica: Eleonoura Falcão. Coord. Musical: Ton K. E Direção Artística: Ricardo Peregrino).
Procissão do Fogaréu: Após o Recital, por volta das 20h30, terá início a Procissão do Fogaréu (procissão acompanhada pelos homens), saindo da igreja São Frei Pedro Gonçalves. Os homens devem levar velas. Ao passar pelo Terminal Rodoviário de João Pessoa haverá uma parada para a Cena da Ceia Larga. Jesus e os apóstolos, vestidos com roupas que caracterizam determinadas profissões, como enfermeiro e médico, vão fazer a Ceia com marmitas. Eles vão representar as figuras do mundo de hoje. Obs.: Jesus e Judas vão se vestir historicamente.
Do Distrito Mecânico sairá a Procissão de Nossa Senhora das Dores (procissão acompanhada pelas mulheres). As mulheres também devem levar velas. As duas procissões se encontram em frente ao Santuário da Imaculada Conceição, no Varadouro.
Missa do Lava-pés: Dia 13: às 19h30, no Santuário da Imaculada Conceição (Transladação do Ssmo. Sacramento e Adoração até às 22h, conforme escala dos grupos), e às 19h30 na comunidade Senhor do Bonfim (Transladação do Ssmo. Sacramento e Adoração até às 22h, conforme escala dos grupos).
Sexta-feira Santa: Ofício Divino: às 6h no Santuário da Imaculada Conceição e às 6h na Com. Senhor do Bonfim. Via-Sacra: às 7h no Santuário da Imaculada Conceição e às 8h na Com. Senhor do Bonfim.
Sábado Santo: Ofício da Lavagem da Escadaria da Igreja (que lembra as santas mulheres que lavaram o corpo de Jesus para colocá-lo no Sepulcro): às 8h no Santuário da Imaculada Conceição, na Com. Senhor do Bonfim e na igreja São Frei Pedro Gonçalves.
Domingo de Páscoa:
17h30 – Missa na igreja São Frei Pedro Gonçalves.
19h30 – Com. Santa Emília.
19h30 – Santuário da Imaculada Conceição.
21h30 – Com. Senhor do Bonfim.
Mais informações: Pe. Francisco de Assis Azevedo (9981-6011).
Paróquia São Francisco de Assis, em Mangabeira VII
Dia 13: Missa do Lava-pés e Ceia do Senhor, às 17h, nas Comunidades N. Sra. das Dores, N. Sra. da Conceição e Menino Jesus, e às 19h30 na Comunidade São Francisco de Assis. Após a Missa da Ceia do Senhor haverá adoração ao Santíssimo Sacramento nas Comunidades N. Sra. das Dores e São Francisco até às 21h. Às 21h Procissão do Silêncio, saindo das Comunidades N. Sra. das Dores e São Francisco com destino à comunidade Menino Jesus. Participação de todos os grupos.
Dia 14: às 6h, Via-Sacra saindo da Com. São Francisco com destino à Com. Menino Jesus e Via-Sacra saindo da Com. N. Sra. das Dores com destino à Com. Santa Clara. E às 7h, Via-Sacra saindo da Com. N. Sra. da Conceição e passando pelos ruas do Cidade Verde etapa III. Às 12h, Ofício da Agonia/Terço da Misericórdia nas comunidades. E às 15h, na Comunidade N. Sra. da Conceição, saída da Caminhada Penitencial para a Matriz São Francisco onde haverá: Paixão Proclamada, Paixão Adorada e Paixão Comungada.
Dia 15: às 19h, Celebração da Vigília Pascal na Comunidade Nossa Senhora das Dores. E às 22h, Celebração da Vigília Pascal na Comunidade São Francisco de Assis.
Dia 16: Missa de Páscoa: às 7h na Com. Nossa Senhora das Dores, às 16h na Comunidade São Francisco de Assis, às 17h na Comunidade N. Sra. da Conceição e na Comunidade Menino Jesus, e às 19h na Comunidade N. Sra. das Dores.
Mais informações: Pe. Marcondes Meneses (3238-8600).
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Bessa
Dia 13: na igreja Auxílio dos Cristãos: Celebração da Ceia do Senhor – Lava-pés às 19h30; Vigília Eucarística – Adoração a partir das 21h30 (às 21h30 – Perseverança e Catequese, às 22h – Apostolado da Oração e Pastoral do Idoso, às 22h30 – EJC e Crismandos, às 23h – RCC e Mãe Rainha Três Vezes Admirável, e às 23h30 – ECC – Ministros e Pastoral Litúrgica).
Dia 14, na igreja Auxílio dos Cristãos: Via-Sacra às 7h30, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo às 15h, e Lamentações de Jeremias às 19h30.
Dia 15, na igreja Auxílio dos Cristãos: Celebração da Vigília Pascal às 19h30.
Dia 16: Missa de Páscoa às 19h30 na igreja Auxílio dos Cristãos e Missa às 7h30 na igreja Nossa Senhora Auxiliadora.
Paróquia Santa Júlia, na Torre
Dia 12: às 19h30, Terço dos Homens e Meditação.
Dia 13: às 17h, Ceia do Senhor – Lava-pés e Adoração.
Dia 14: às 5h, Via-Sacra saindo da igreja de São Gonçalo, percorrendo as ruas do bairro e terminando na igreja de Santa Júlia. Às 15h, Celebração da Paixão.
Dia 15: às 19h30, Vigília Pascal.
Dia 16: Missas de Páscoa às 7h30, 11h, 17h e 19h.
Mais informações: Pe. Virgílio Almeida (3224-4824).
Paróquia Santíssima Trindade, no Valentina
Dia 12: às 8h30, visita aos enfermos; às 14h30, confissões (na Igreja Matriz e na Comunidade Nossa Senhora Aparecida); e às 19h30, Celebração Penitencial para os Homens (na Matriz e na Comunidade Nossa Senhora Aparecida).
Dia 13: às 17h, Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés, às 17h, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, e às 19h30 na Igreja Matriz.
Dia 14: às 9h, Via-Sacra na Igreja Matriz; às 15h, Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz e na Comunidade Nossa Senhora Aparecida; e às 17h, Procissão do Senhor Morto saindo da Matriz e percorrendo as ruas do bairro.
Dia 15: às 20h, Vigília Pascal, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida; e às 20h30, Vigília Pascal na Matriz.
Dia 16: Domingo de Páscoa: Missas às 7h30 e às 19h30 na Matriz, às 9h e às 17h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida; e às 10h30 batizados na Matriz.
Arquidiocese da Paraíba divulga programação especial da Semana Santa
Atos religiosos começam nesta quinta-feira, 13
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba