As armas de gel começaram a se popularizar em João Pessoa e nas redes sociais viralizou os encontros de “rolezinhos” para atirar uns contra os outros. A Guarda Civil da capital fez alguns alertas para o uso do equipamento.
O diretor do Departamento de Armamento e Tiro, Diogo Guedes, informou ao ClickPB que as armas de gel não são proibidas, mas não tem classificação como brinquedo e por isso ser utilizadas por crianças.
Ainda de acordo com Diogo Guedes, as armas de gel conhecidas como “Gel Blaster”, não são certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e não possuem fiscalizações. Além disso, os disparos de esferas de gel podem causar ferimentos ao atingir a região ocular.
Conforme apurou o ClickPB, até o momento, a Guarda Civil não recebeu qualquer denúncia em relação ao uso de armas de gel ou flagrou o uso delas.
Sandro Alex, diretor de Operações, informou que a Guarda Civil tem realizado patrulhamento preventivo nas praças, logradouros e espaços de lazer.