Desenvolvimento

Governo do Estado desapropria área para construção do hangar do aeródromo público de Cuité

Conforme o decreto, ficou declarada de "utilidade pública" uma faixa de terreno de 12 hectares que será ocupada pelo hangar do aeródromo.

Governo do Estado desapropria área para construção do hangar do aeródromo público de Cuité

Governo do Estado desapropria área para construção do hangar do aeródromo público de Cuité

O Governo do Estado da Paraíba publicou em Diário Oficial (DOE) desapropria área para construção do hangar do aeródromo público de Cuité.

Governo do Estado desapropria área para construção do hangar do aeródromo público de Cuité
Governo do Estado desapropria área para construção do hangar do aeródromo público de Cuité

Conforme o decreto, ficou declarada de “utilidade pública” uma faixa de terreno de 12 hectares, pertencente a Francisco Souto Macedo e localizada na Zona urbana do Município.

Foi atribuído ainda, caráter de urgência a desapropriação e tanto a Procuradoria-Geral do Estado, quando a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Recursos Hídricos estão autorizadas para adotar as providências necessárias à desapropriação “amigável” ou judicial” de área urbana declarada de utilidade pública.

Aeródromo de Cuité

O aeródromo de Cuité é do tipo público, com um hangar para manutenção, abastecimento e outras operações, um pátio de estacionamento de aeronaves com cerca de 3.375 m² de área.

A pista de pouso e decolagem medindo, 800m de comprimento por 18m de largura, enquanto a faixa de pista terá: 920m por 60m. O investimento é de R$ 1.929.549,42.

Os serviços de melhoria dos aeródromos são resultados das políticas públicas do Governo do Estado, de interiorização e integração, criando oportunidades iguais de desenvolvimento em toda a Paraíba.

Um aeródromo é qualquer superfície, terrestre ou aquática, que possua infraestrutura destinada à aterragem (inclusive amaragem), à decolagem e à movimentação de aeronaves.

Em Portugal, um pequeno equipamento do tipo de importância regional que atenda primariamente à aviação geral é também conhecido como “campo de aviação”.

A principal diferença entre os aeródromos e os aeroportos são os parâmetros operacionais disponibilizados, sendo que os aeroportos precisam atender requisitos operacionais mínimos para serem formalmente definidos como tal; por esse motivo, todos os aeroportos podem ser referidos como aeródromos, mas o inverso não é verdadeiro.

Desde o ano passado, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), acelera o ritmo de execução das obras de melhorias nos aeródromos estaduais.

A ação conta com construção ou ampliação de pistas, construção de cercas e balizamento luminoso, visando inserir os aeródromos nos padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), liberando o espaço aéreo para voos convencionais – comerciais e domésticos, e não apenas de emergência. O investimento é de aproximadamente R$ 60 milhões, com recursos próprios do Estado e de parceria com o Governo Federal.

Estão sendo beneficiados os Aeródromos de Monteiro, já concluído; Catolé do Rocha, o de Itaporanga e o de Sousa, em execução simultânea do balizamento noturno. A iniciativa visa a execução de construção civil e elétrica para implementação à navegação noturna. Os trabalhos de adequação das cercas consistem na troca de arame farpado por telas de alumínio com revestimento em polietileno, fixadas em vigas de concreto horizontais e em estacas com pontas inclinadas.

As obras de melhoria também contemplam os aeródromos de Patos, Guarabira, Araruna, Conceição, de Juazeirinho, com projeto em elaboração e Princesa Isabel, com obra sendo executada pelo município em parceria com o Governo do Estado.

Cuité

Cuité é um município brasileiro no estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Cuité-Nova Floresta. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2024 sua população era estimada em 20.205 habitantes. Área territorial de 741,840 km². Sendo sede da 4ª Região Geoadministrativa do estado da Paraíba.

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais de um milhão de paraibanos trocaram de operadora nos últimos 16 anos

2

Paraíba

VÍDEO: ciclistas denunciam invasão de motos na ciclovia da Ruy Carneiro e ausência de fiscalização

3

Paraíba

Sistema Opinião negocia venda das TVs Manaíra e Borborema, na Paraíba

4

Paraíba

Horácio Melo toma posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

5

Paraíba

Polícia Militar da Paraíba ganha novo uniforme