Paraíba

Aposentadoria:INSS alerta para prazo final de recadastramento

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em João Pessoa alerta para o fim do prazo da terceira fase de recadastramento

Após o bloqueio de mais de 1,5 mil aposentadorias na Paraíba, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em João Pessoa alerta para o fim do prazo da terceira fase de recadastramento dos inativos paraibanos, até o final de abril.

A gerente Executiva do INSS na regional de João Pessoa, Socorro Brito explicou que o calendário dos inativos consta de duas etapas, a primeira é a de recadastramento, dividida em três fases envolvendo quase 51 mil pessoas. A segunda etapa, mais extensa, voltada para o controle de informações por meio de censo previdenciário que atingirá cerca de 360 mil paraibanos.

As 1,5 mil aposentadorias bloqueadas são relativas aos faltosos da primeira fase que não realizaram o recadastramento até o final do mês de fevereiro. “Eles foram avisados em outubro de 2005 e tiveram até o dia 24 de fevereiro para regularizar a situação”, revela Socorro. Os aposentados da segunda fase foram avisados em novembro e tiveram até o final de março deste ano para se recadastrar. “Agora alertamos para os da última fase, que foram informados em dezembro, de que teriam de comparecer até abril, caso não recorram, também terão seus vencimentos suspensos a partir de junho.”

A Gerente Executiva lembra aos retardatários que procurem as agências bancárias para regularizarem sua situação. “Basta trazerem toda a documentação usual e preencher um formulário. O benefício é desbloqueado em até 13 dias”, garante.

Terminada a primeira etapa de recadastramento, os 358 mil e 430 inativos paraibanos serão recenseados. O Censo ocorre por fases, durante o período de abril de 2006 a janeiro de 2007. “As datas serão definidas de acordo com o número final das matrículas, começa com a convocação dos beneficiários com matrículas terminadas em um e dois, que deverão atualizar os seus dados, durante o mês de maio; os que têm matrícula terminada em três, farão o censo em junho; matrícula quatro, em julho; cinco, em agosto; seis, em setembro; sete, em outubro; oito, em novembro; nove, em dezembro; e zero, em janeiro de 2007”.

A mudança no atendimento das 1,2 mil agências do instituto em todo País visa combater as fraudes na concessão de benefícios. “O governo quer mudar a imagem do INSS reduzindo as intermináveis filas e a demora na concessão de aposentadorias e benefícios temporários”, concluiu Socorro Brito.

Lívia Falcão
ClickPB


COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Lucas Ribeiro confirma que está preparado caso seja escolhido para disputar Governo da Paraíba em 2026

2

Paraíba

“O Governo tá no começo ainda”, diz Jackson Macêdo sobre possibilidade de assumir cargo na gestão de Cícero Lucena

3

Paraíba

Cícero Lucena diz que está mais preparado para disputar Governo do que na primeira vez, mas prioridade é João Pessoa

4

Paraíba

Mersinho Lucena confirma diálogo entre PP, União Brasil e Republicanos e fala sobre possível federação

5

Paraíba

Diego Tavares descarta criação de secretarias na prefeitura de João Pessoa, mas confirma conversa com prefeito sobre novas diretorias