Meio Ambiente

Após limpeza, 40 toneladas de lixo são recolhidas das praias da Paraíba

O serviço tem sido intensificado desde a última sexta-feira (16), devido ao aparecimento de grandes quantidades de resíduos, provavelmente trazidos de outros estados pelo mar. Foram encontrados diversos tipos de materiais plásticos, como brinquedos, utensílios domésticos

Após limpeza, 40 toneladas de lixo são recolhidas das praias da Paraíba

As equipes realizaram vistorias em desembocadouros de rios e em maceiós. A hipótese atual é de que o lixo vem de outros estados, transportados à faixa de areia de João Pessoa por uma série de marés altas e correntes marinhas. — Foto:reprodução

Aproximadamente 40 toneladas de resíduos foram coletados na faixa de areia em todo o litoral da Paraíba, nos últimos sete dias pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Além de João Pessoa, cidades litorâneas da região metropolitana, como Conde e Cabedelo, também estão recolhendo grandes quantidades de lixo vindo do mar. 

Foram encontrados diversos tipos de materiais plásticos, como brinquedos, utensílios domésticos – a exemplo de restos de chuveiros e tampa de vaso sanitário, utensílios de cozinha – panelas e tábua de carne, além de calçados e vegetação de mangue. Todos os resíduos foram transportados ao Aterro Sanitário.

As equipes realizaram vistorias em desembocadouros de rios e em maceiós. A hipótese atual é de que o lixo vem de outros estados, transportados à faixa de areia de João Pessoa por uma série de marés altas e correntes marinhas.

Participaram da ação 40 agentes de limpeza. O serviço tem sido intensificado desde a última sexta-feira (16), devido ao aparecimento de grandes quantidades de resíduos, provavelmente trazidos de outros estados pelo mar.  

A limpeza nas praias conta com o apoio de vários grupos de voluntários e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que está investigando a origem dos resíduos que estão surgindo na faixa de areia. A pesquisa está sendo feita com representantes das secretarias de Meio Ambiente das cidades do Conde e de Cabedelo, que integram a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

A verificação da chegada destes detritos nas praias de Conde aconteceu dia 13 de abril. A Secretária de Meio Ambiente intensificou a coleta de lixo nas praias, mesmo limitada por estar trabalhando com um contrato de emergência. A própria equipe administrativa se disponibilizou para contribuir em ações que aconteceram nos dias 15 e 17 deste mês.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Programa “Ô Paraíba Boa” volta ao ar em novo horário e formato na Rádio 100.5 FM nesta segunda-feira

2

Paraíba

Inmet divulga alerta de chuva forte para todas a Paraíba e cidades podem ter ventos de até 100 km por hora

3

Paraíba

Cagepa fiscaliza 2,3 mil imóveis para coibir furto de água nas praias de João Pessoa e Cabedelo

4

Paraíba

Expedição Caminhos do Rio Paraíba do Norte fará a primeira trilha longa passando por 7 cidades do estado

5

Paraíba

Policial Militar do RN passa mal durante exercícios e morre em academia em João Pessoa