A Associação Paraibana de Imprensa (API) promove curso de capacitação direcionado exclusivamente para jornalistas e profissionais de Comunicação, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e o Instituto de Desenvolvimento Humano Sustentável (IDHS).
A intenção é oferecer uma possibilidade de atualização profissional, com o objetivo principal de promover o aprimoramento dos conhecimentos na leitura de indicadores relacionados com as políticas públicas. Abordando especialmente aquelas orientadas para a promoção do desenvolvimento humano, o combate à pobreza e a redução das desigualdades sociais.
O Curso de “Leitura e Interpretação de Indicadores Sociais para Jornalistas” acontece nos dias 12, 15 e 16 de maio na sede da API, onde devem ser realizadas as inscrições, e oferece 50 vagas distribuídas da seguinte forma: Internet (10), Jornal (10), Rádio (10), Televisão (10), e Assessoria de Imprensa (10).
O conteúdo do curso contempla a identificação de indicadores socioeconômicos, a compreensão de seus fundamentos conceituais e sua aplicação. Para isso, durante sua realização, serão examinados vários tipos de indicadores, com maior ênfase naqueles que fazem parte do Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDH).
Cursos do Instituto de Desenvolvimento Humano Sustentável – Nos últimos quinze anos, uma nova concepção do desenvolvimento – a abordagem do Desenvolvimento Humano – emergiu, se difundiu e consolidou, não só nos meios acadêmicos e entre os formuladores de políticas públicas, mas também junto a segmentos sociais importantes, em um grande número de países.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em colaboração com o Instituto de Desenvolvimento Humano Sustentável (IDHS) e a PUC Minas Virtual, ambos vinculados à PUC Minas, organizou um programa de cursos, de conteúdo e duração variados, com o objetivo de divulgar a abordagem do Desenvolvimento Humano e oferecer treinamento nesta área.
De acordo com a abordagem do desenvolvimento humano (DH), a performance econômica dos países e o PIB per capita não podem ser considerados como indicadores únicos de seu desenvolvimento. O principal objetivo do desenvolvimento, na perspectiva do DH, é alargar as possibilidades de escolha das pessoas, por meio da ampliação de suas capacidades e do âmbito das suas atividades, permitindo a elas desfrutar uma vida longa, saudável e criativa.
A abordagem tradicional do crescimento econômico enfatiza apenas a expansão da renda. A abordagem do desenvolvimento humano ressalta a importância da ampliação das escolhas humanas nos campos econômico, social, político e cultural. Do ponto de vista do desenvolvimento humano, as pessoas não podem ser apenas beneficiárias do desenvolvimento, mas, por meio da ação individual e coletiva, também devem ser seus agentes. Elas têm que participar integralmente das atividades e processos que influenciam suas vidas.
A parceria – O PNUD, que tem como mandato central a erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento humano, firmou em 2002 parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, formalizada por meio do Projeto de Pesquisa e Ensino em Desenvolvimento Humano Sustentável no Brasil. Instituição humanista e notório centro de excelência em ensino à distância, a PUC Minas vem contribuir para o projeto com sua reconhecida capacidade acadêmica e redes de parcerias públicas e privadas.
A colaboração entre as duas instituições frutifica agora na iniciativa de oferecer cursos sobre DHS, em resposta à demanda existente (e potencial) em todo o Brasil por pesquisa e ensino na área. Os cursos oferecidos em parceria pelo PNUD e pela PUC Minas são passos importantes no sentido de fortalecer a capacidade de investigação e de formulação de políticas na área do DHS no País.
Conteúdo do curso
Unidade I: Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
1- Objetivos do Desenvolvimento do Milênio:
1.1- Breve histórico
1.2- Objetivos, metas e indicadores
1.3- Avaliação dos resultados globais obtidos até 2005
1.4- Propostas para consecução dos objetivos do milênio até 2015
2- Pobreza
2.1- Indicadores
2.2- O debate sobre os indicadores de pobreza
2.3- Evolução da taxa de pobreza em diferentes regiões do mundo
2.4- Evolução da taxa de pobreza no Brasil
2.5- Pobreza, crescimento econômico e distribuição de renda
Unidade II: Leitura de Indicadores
1- Leitura de Tabelas: de simples entrada e dupla entrada
2- Tipos de Indicadores:
2.1- Indicadores de Identificação
2.2- Indicadores de Posição
2.3- Indicadores de Dispersão e medidas de desigualdade
2.4- Indicadores de Crescimento: como construir, como ler
2.5- Indicadores de Participação relativa
ex.: pobreza relativa versus pobreza absoluta
2.6- Indicadores de Razão
ex: razão brancos/negros, razão maior/menor, razão mulheres/homens
2.7- Indicadores de Distância em relação a algum ponto fixo
ex: intensidade de pobreza
3- Índices:
3.1- Padronização
ex: Índice de Desenvolvimento Humano, coeficiente de variação
3.2- Propriedades
4- Análise Gráfica
5- Análise Cartográfica
Serviço
Curso de “Leitura e Interpretação de Indicadores Sociais para Jornalistas”
Dias e horários: 12 (sexta-feira), 15 (segunda-feira) e 16 (terça-feira) de maio, das 18 às 22 horas.
Local de inscrição: Sede da Associação Paraibana de Imprensa (API), na rua Visconde de Pelotas, 149, Centro.
Informações: 3043.5454 e 9901.5777
Vagas limitadas
API promove capacitação para jornalistas paraibanos e realiza curso de
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