Volume

Apesar das fortes chuvas, Paraíba ainda tem mais de 50 açudes em situação crítica ou observação

Apesar das fortes chuvas pelo estado, os açudes Bastiana e Sabonete, em Teixeira, por exemplo, estão sem nenhuma gota de água.

apesar

51 açudes estão zerados ou quase zerados pela Paraíba (Foto: Reprodução)

Apesar das fortes chuvas registradas nestes dois primeiros meses do ano, a Paraíba ainda tem 51 açudes em situação crítica ou em observação. Conforme apurou o ClickPB, são 24 reservatórios considerados críticos por estarem com menos de 5% da capacidade total de volume de água, alguns deles estão zerados. Outros 27 são considerados em observação por estarem entre 5% a 20% da capacidade total.

Dos que estão em situação crítica, 17 estão zerados ou praticamente zerados, já que o volume total tem menos de 1% de água. Por isso, eles estão incluídos na lista vermelha da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

Apesar das fortes chuvas pelo estado, os açudes Bastiana e Sabonete, em Teixeira; Jeremias, em Desterro; Ouro Velho, na cidade de mesmo nome; e São José IV, em São José do Sabugi são os mais críticos, sem nenhuma gota de água.

Chuvas ajudam açudes a sangrar

Por outro lado, três reservatórios monitorados pela Aesa estão sangrando, ou seja, ultrapassaram sua capacidade máxima de água. Poções, São José II, ambos em Monteiro; e Vazante, em Diamante estão com mais de 100% da capacidade total.

Também há 81 reservatórios listados como normais dentro da escala do volume total de água por estarem com mais de 20% da capacidade máxima.

Leia também:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba tem leis contra fogos de artifício com estampido, mas desrespeito ainda persiste

2

Paraíba

João Azevêdo encaminha à Assembleia Legislativa PL para estimular comércio de produtos de origem animal entre as cidades da Paraíba

3

Paraíba

Polícia Civil prende homem acusado de violentar a própria prima menor de idade em Campina Grande

4

Paraíba

Conselho Municipal aprova reajuste da tarifa de ônibus para R$ 4,65 em Campina Grande

5

Paraíba

João Pessoa possui valorização imobiliária de 16,13%, revela pesquisa; índice é o segundo maior entre as capitais do Brasil