
Cor da água escura contrasta com a água com o resto do mar. — Foto:Divulgação
O trecho do mar entre a praia do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, no município de Cabedelo, na Região Metropolitana, voltou a ficar com manchas escuras, nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes.
Informações recebidas pelo ClickPB é de que houve a liberação de um esgoto na área onde há um maceió – trecho limite entre as duas cidades paraibanas – o que teria ocasionado a coloração escura na água.
Além disso da cor ficar diferente, outra reclamação dos moradores da área é o mau cheio do esgoto lançado no local. A reportagem do portal procurou os órgãos municipais e estadual, mas as ligações ainda não foram atendidas. Apenas a secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa encaminhou nota ao portal ClickPB.
Nota da Secretaria Municipal de João Pessoa:
A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa esclarece que a água escura no maceió que fica na divisa entre a praia do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo, é proveniente de um represamento. Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Jocélio Araújo dos Santos, equipes da Prefeitura estiveram no local e constataram que houve o carreamento de galhos, restos de folhas e material de área de mangue, como a matéria orgânica.
Por isso, observa-se essa coloração escura, típica de ambientes fluviomarinhos – com água do mar e do rio simultaneamente. Jocélio destacou que é normal nesse período de chuva e de marés altas, o carreamento de águas provenientes de ambientes de manguezais e que é possível que tenha elementos poluentes, mas eles não são os materiais predominantes. Apesar do cheiro de matéria orgânica, a Semam tem conhecimento do que ocorreu e esclarece que a população pode ficar tranquila.