Numa promoção do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura Familiar e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Emater, Embrapa e UFCG pela Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, está sendo realizado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, o Curso de Capacitação sobre a Cultura da Mamona para agricultores familiares e alunos do curso de Engenharia Agrícola.
O curso termina na próxima sexta, (7). A palestra de abertura foi ministrada pelo assessor de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado, Sandoval da Mata, sobre Perspectivas da cultura da mamona do Estado da Paraíba. As atividades serão desenvolvidas das 8 às 12h e das 14 às 18h.
Em sua palestra Sandoval da Mata discutiu o processo de melhoria de qualidade de vida do homem do campo. “Para isso, temos que buscar todas as alternativas em que os poderes públicos constituídos são capazes de apoiar o produtor rural. Daí vem às ações que são desenvolvidas atualmente pelo Governo Federal, Governo do Estado, os governos municipais, os Centros de Pesquisas, Ensino e Extensão, no caso a UFCG e especialmente os produtores rurais”.
Ele acrescentou que, “em função da necessidade que tem o produtor rural de desenvolver e praticar algo que possa dar a manutenção da sua família, o governador Cássio Cunha Lima ao assumir o Governo do Estado em 2003 determinou a Secretaria da Agricultura que buscasse alternativas para que o produtor rural pudesse conviver com fenômenos da seca e pudesse ter uma qualidade de vida digna para a manutenção da sua família”.
MAMONA – Além o milhão, feijão e algodão, a mamona é um dos cultivares do Estado. Através de uma comissão começou a ser montado um programa no Estado. Esse programa tem como base dar suporte para o chamado Programa Biodiesel.
Sandoval da Mata acrescentou que, “dentro do Programa Biodiesel o Estado tem que oferecer ao produtor rural a tecnologia, a capacitação e as sementes de qualidade para que ele tenha qualidade no seu produto e produtividade. Uma outra variável que é muito importante agregar a esse processo é exatamente a compra desse produto”, concluiu.
Fonte: Equipe Banca de Jornalistas
Agricultores participam de curso sobre a cultura da Mamona
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba