Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) registrou na última semana um volume de chuvas significativos sobre a região sertaneja, ultrapassando o índice pluviométrico de 100 mm mensais. No município de Ouro Velho, por exemplo, foi registrado no último sábado (22) o volume de 105,0 mm de chuva.
De acordo com a agência 18 açudes açudes do Estado já estão sangrando. São eles: Frutuoso II (Aguiar); Bartolomeu (Bonito de Sta Fé); Cachoeira da Vaca (Cachoeira dos Índios); Bom Jesus (Carrapateira); Cach. dos Cegos (Catingueira); Vidéo (Conceição); Coremas (Coremas); Emas (Emas); Piranhas (Ibiara); Cocho (Igaracy); Cach dos Alves (Itaporanga); Glória (Juru); Jangada (Mamanguape); Jenipapeiro (Olho Dágua); Paraiso (São Francisco); Pilões (São João do Rio Peixe); São José (São José de Piranhas) e Cafundó (Serra Grande).
Atualmente, a AESA monitora 255 postos pluviométricos em todo o Estado da Paraíba. Diariamente, os observadores dos postos enviam dados das chuvas registradas nos pluviometros instalados em cada posto, no período das 7h do dia anterior às 7h do dia atual. A partir destes dados, são divulgados os Boletins Diário e Semanal de Chuva, este último sendo divulgado sempre na segunda-feira de cada semana.
Ao final do mês, os observadores enviam cadernetas com os dados considerados oficiais, divulgados através dos Boletins Mensal e Anual que relaciona os volumes dos açudes com as chuvas ocorridas nas bacias
Fonte: Secom PB
Aesa registra volume significativo de chuvas sobre o Sertão
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba