Adaptação

Aeroporto Castro Pinto ganhará sala multissensorial para pessoas com autismo e neurodivergentes em 2025

As salas multissensoriais terão iluminação suave, estímulos variados em um ambiente adaptado para reduzir a sobrecarga sensorial das pessoas neurodivergentes.

Aeroporto Castro Pinto ganhará sala multissensorial para pessoas com autismo e neurodivergentes em 2025

O aeroporto Castro Pinto, na região Metropolitana de João Pessoa, terá uma sala multissensorial para pessoas com o espectro autista e neurodivergentes. Conforme obtido pelo ClickPB, nesta quinta-feira (14), a previsão é que a inauguração do novo espaço aconteça ainda no primeiro trimestre de 2025. O intuito é oferecer ambientes acolhedores e adaptados para esses passageiros.

As salas multissensoriais terão iluminação suave, estímulos variados em um ambiente adaptado. Esses espaços foram desenvolvidos para reduzir a sobrecarga sensorial das pessoas neurodivergentes com ambientes multissensoriais e silenciosos, que proporcionam conforto a autistas e pessoas sensíveis ao fluxo mais movimentado das salas de embarque.

Como antecipado pelo ClickPB, alguns aeroportos brasileiros passaram a ter salas multissensoriais desde 2023. O Brasil já conta com alguns aeroportos com esse perfil, a exemplo do Aeroporto Internacional de Florianópolis , Aeroporto de Vitória,  Aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

Em contato o Ministério de Portos e Aeroportos, a estimativa é de que 20 salas sejam instaladas até 2026.

Conforme nota da Aena, além de João Pessoa, mais cinco capitais: Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Campo Grande (MS) ganharão as salas multissensoriais. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, mais de 2 milhões de passageiros com espectro autista circulam, por ano, nos aeroportos do Brasil.

Além disso, nos demais aeroportos administrados pela Aena, serão formatados espaços semelhantes as salas multissensoriais: Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (MG); Ponta Porã e Corumbá (MS); Marabá, Carajás, Santarém e Altamira (PA).

Essas salas fazem parte do Programa de Acolhimento aos Passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que faz parte do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, lançado em novembro de 2023 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e, nesta primeira fase, conta com um investimento previsto de R$ 6,5 bilhões.

 

Saiba mais:

Salas para pessoas com espectro autista e neurodivergentes serão instaladas em 20 aeroportos

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

‘Carnaval da Paz’ 2025 é lançado em Campina Grande; veja datas de eventos religiosos

2

Paraíba

Condomínio em Cabedelo é multado em R$ 30 mil por ligação irregular de esgoto

3

Paraíba

VÍDEO: cratera se abre em avenida no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa

4

Paraíba

Juiz manda bloquear recursos da Prefeitura de Campina Grande para pagamento de vigilantes demitidos

5

Paraíba

Morre mãe do deputado federal Romero Rodrigues