O nível do reservatório do açude Boqueirão, que abastece Campina Grande e outras 18 cidades no entorno, chegou a 6,4%, de acordo com a última atualização da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), é o mais baixo patamar desde que o sistema foi inaugurado pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1957.
A situação também é critica em outros 58 reservatórios monitorados pela AESA. De acordo com os últimos dados, o volume total e de menos 5% da capacidade de armazenamento. Ainda segundo dados da agência, outros 31 reservatórios têm menos de 20% de seu volume.
Dados da Agência de Gestão das Águas do estado estima ainda que dos 127 monitorados, apenas 38 estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total.
Não registro de açudes sangrando em todo o estado. Os de melhores situações encontram-se nos municípios de Mari (Olho D’Água) com 99,7% de sua capacidade; livramento (livramento dos Russos) 96%. O maior sistema e o de maior consumo em toda a Paraíba – o Marés (em João Pessoa) registra 82% de sua capacidade total de armazenamento.
Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]