O Açude Capoeira, em Santa Terezinha, no Sertão da Paraíba, registra situação de abandono, formigueiros, vegetação acumulada e buracos nas paredes. No programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (6), o apresentador Isaías Nóbrega, da Arapuan FM em Patos, relatou que o caso preocupa os moradores que temem pela situação da barragem justamente próximo da chegada das chuvas, em janeiro.
Segundo informou Isaías Nóbrega, como acompanhou o ClickPB, há crateras provocadas por erosões nas paredes da barragem e formigueiros. O problema tem causado estado de alerta pela segurança dos moradores, já que, com os buracos nas paredes e a chegada do período de chuvas intensas no Sertão, há um risco de rompimento da barragem.
O Açude Capoeira abastece Patos, Santa Terezinha e São José do Bonfim.
O ClickPB buscou resposta da Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos sobre o caso. A SEIRH informou que “o Governo do Estado, por meio da SEIRH, desenvolve um programa de recuperação de barragens, com acompanhamento contínuo” e que “a Barragem Capoeira está incluída no programa e, no início de 2025, será feita licitação da obra de recuperação do manancial.”
O Blog do Jordan Bezerra capturou imagens do local que mostram os buracos e toda a situação do açude:
Confira também