O idealizador e um dos criadores do Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC), o Procurador da República, Reginaldo Trindade, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (18), falou sobre os desafios de quem enfrenta a doença e revelou que muitos sintomas são silenciosos e podem demorar a aparecer.
“A sociedade lida muito mal com as doenças emocionais, principalmente com as que não deixam vestígios como é o caso da depressão”, destacou como acompanhou o ClickPB.
Para Reginaldo, os desafios são vários e se inicia no próprio reconhecimento de estar com a depressão. “A depressão é a doença mais democrática do mundo…. Ninguém está imune a depressão. Ai de quem achar que está imune a essa doença, pois vai se isolar ainda mais e, se por ventura, tiver a depressão vai piorar. A doença não manifesta logo no início….Quanto mais eu reconheço as minha fragilidades, mais eu me fortaleço”, disse.
A ideia do movimento é, ao mesmo tempo, esclarecer sobre a depressão – uma doença grave e, na maioria das vezes, silenciosa e silenciada, por meio do acolhimento. O procurador reforça que os comportamentos necessários para lidar com uma situação ou com alguém depressivo é ouvir, acolher e dar atenção. “Não tente entender, só acolha. Se a pessoa falar, ela vai esvaziar aquela angústia e isso ajuda muito”, reforçou.
“Tenho sofrido depressão há vários anos. Para tentar me ajudar e ajudar o máximo de pessoas possível criamos o Movimento dos Depressivos Conhecidos – o amor curando a alma”, disse Reginaldo.
“Eu resolvi a partir da minha luta e do meu sofrimento transformar isso em uma causa que foi a criação desse movimento. Ele foi lançado em janeiro do ano passado e rapidamente alcançou mais de 200 membros”, lembrou Reginaldo.
Quem quiser saber mais sobre o projeto basta mandar uma mensagem (69) 981173923 e também acessar o perfil no Instagram @mdconhecidos.