Identificar problemas e necessidades, investir no que vem dando certo e solucionar problemas que prejudicam o desenvolvimento turístico da Paraíba e demais Estados do Nordeste. Este é o objetivo do programa de Qualificações do Receptivo do Nordeste desenvolvido pela Comissão de Turismo Integrado do Nordeste que aportou nesta terça-feira em João Pessoa.
Para se obter um diagnóstico verossímil do Estado, o presidente da CTI – NE e Secretário de Turismo do Ceará, Allan Aguiar entregou ao Secretário Executivo de Turismo, Gilberto Oliveira, à presidente da PBTur, Cléa Cordeiro e ao Diretor de Marketing da PBTur, Iramirton Moura, um relatório avaliativo que deverá ser respondido e entregue no prazo de até 10 dias após o encerramento das visitas no próxima terça-feira (2) em São Luiz no Maranhão.
Os principais pontos de avaliação são a qualidade no atendimento, sinalização de vias públicas, higiene, atendimento aos portadores de deficiência e terceira idade. O documento final, com a soma de todos os relatórios, será discutido e “utilizado para calibrar ações em cada um dos nove Estados” e posteriormente entregue aos Ministérios Federais envolvidos no desenvolvimento do setor, além de ser divulgado no Salão de Turismo 2007.
Para Allan Aguiar o turismo internacional crescente na Paraíba não tolera amadorismos e precisa se qualificar o mais breve possível. No ano passado a Paraíba registrou um crescimento de 12% em vôos internacionais e 41% em vôos de dentro do país.
De acordo com informações da CTI-NE para cada cinco turistas que desembarcam no Nordeste, um emprego é gerado. “Se eu fosse Secretário de Turismo da Paraíba criaria uma via litorânea de mão dupla que ligasse João Pessoa a Natal” sugeriu Aguiar e disparou “Deus fez 99%, agora só falta a nossa parte”.
Prioridades na Paraíba – Gilberto Oliveira, secretário executivo de Turismo da Paraíba aponta a duplicação da BR 101, que começa em Recife e termina em Natal, como grande benefício para ao Estado. “O grande marco é mostrar que nós estamos entendendo a mensagem do Governo Federal e da Embratur de regionalização e segmentação sustentável do turismo nordestino. Nossa prioridade agora é a construção do Centro de Convenções em João Pessoa, qualificação de mão de obra, para que João pessoa se torne destino”. Prioridades confirmadas pela presidente da PBTur, Cléa Cordeiro, “por isso a importância da Comissão Integrada de encontrar os “pontos de estrangulamento em todos os nove estados” e unidos angariarmos recursos junto aos Ministérios e Embratur para o avanço e fortalecimento do Turismo da Região Nordeste”.
Lívia Falcão
ClickPB
A união faz a força: Estados do NE integrados para qualificação do Tur
Comissão de Turismo Integrado do Nordeste quer diagnóstico da Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba