Quatorze apenados paraibanos não retornaram às suas celas após o indulto natalino concedido pela Justiça aos presos de bom comportamento. Esse é o balanço divulgado pela Secretaria estadual da Administração Penitenciária na tarde desta quarta-feira (3). De acordo com o balanço, a Justiça concedeu o indulto para 392 apenados no dia 24 de dezembro.
Destes, voltaram dentro do prazo fixado 378 presos. O maior descumprimento foi registrado na penitenciária Média Juiz Hitler Canatalice, em Mangabeira, na Capital. Oito presos não retornaram para penitenciária, que foi autorizada a liberar 207 apenados na véspera do Natal.
Em Campina Grande, 81 foram liberados, mas só voltaram 79. No presídio de Sousa, dois presos continuam foragidos. O mesmo número de foragidos do presídio de Patos. Apenas em Guarabira, os apenados cumpriram os prazos estabelecidos pela Justiça: os dez presos beneficiados pela concessão retornaram.
O secretário estadual de Administração, Pedro Adelson, declarou que estes presos que não retornaram as celas são considerados foragidos e devem responder na Justiça. Ele lembrou que a liberdade provisória concedida no período natalino é de responsabilidade exclusiva do Judiciário.
Redação com Assessoria